A Biblioteca Escolar Manoel de Barros foi inaugurada nesta terça-feira, 26, na E.M. Dario de Souza Castello, localizada em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.

A unidade, que atende 473 alunos, é a quinta da rede municipal a participar do Programa de Implantação das Bibliotecas Escolares, uma iniciativa instituída pela Lei Federal nº12.244 e pelo Plano Municipal de Educação (lei nº3234/2016), que determinam que todas as escolas de ensino fundamental  transformem as salas de leitura em bibliotecas até o ano de 2020.

Já contam com o espaço as escolas municipais Paulo Freire, no Fonseca; Heloneida Studart, em Várzea das Moças, Santos Dumont, no Bairro de Fátima e Rachide da Glória Salim Saker, em Santa Bárbara.

Com o auxílio de duas bibliotecárias e um acervo com cerca de 600 livros,  a Biblioteca Escolar Manoel de Barros tem como objetivo inserir diferentes temas e autores no contexto cultural e escolar dos alunos.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, da Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, do Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, da coordenadora das Bibliotecas Populares, Ana Duque e a Superintendente de Gestão Escolar, Vanderlea Nazareth.

De acordo com Flávia Monteiro, o compromisso da atual gestão não é só cumprir a legislação, mas principalmente, com a questão pedagógica.

"Está inauguração marca a transição entre a sala de leitura e a biblioteca escolar. Mais do que cumprir questões burocráticas, estamos potencializando os nossos profissionais para auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita dos nossos alunos", declarou.

Segundo Bruno Ribeiro, os investimentos feitos nas unidades escolares irão intensificar o desenvolvimento educacional dos alunos.

"A Escola Municipal Dario Castelo tem sido um exemplo em qualidade de ensino. Menos de três anos já produziu diversos resultados positivos. Inaugurar hoje a Biblioteca Escolar Manoel de Barros, com ambiente totalmente adequado contribuirá, ainda mais, na formação das nossas crianças", destacou.

Durante a inauguração foi realizada também uma apresentação musical e literária com a coordenadora da Promoção da Leitura, professora Liliane Balonecker.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Bianca Cavaliere.