Professores e Pedagogos das Unidades Municipais de Educação Infantil e das Creches Comunitárias conveniadas com a prefeitura de Niterói participaram nesta quarta-feira, 23, no Espaço Oswaldo Salles, do “I Curso de Ciências para crianças: Propostas Pedagógicas”.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), em parceria com a Associação Brasileira de Química (ABQesc) com a Diretoria de 3º e 4º ciclo e a Diretoria de Educação Infantil, o evento teve como objetivo mostrar a importância das práticas educativas no contexto escolar, aplicando o ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

O evento contou com a presença do Professor do Colégio Pedro II, Luís Carlos de Abreu, do Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Jorge Cardoso Messeder e da Secretária da Fundação Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro.

De acordo com a secretária, o curso é importante no contexto das práticas pedagógicas cotidianas. “Realizar atividades no ambiente escolar a partir de um curso baseado no saber científico auxilia diretamente na metodologia de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos”, destacou.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, o curso é mais uma iniciativa relevante na Rede Municipal de Educação. “Propor atividades extras nas escolas é um passo importante para a conquista de uma educação pública de qualidade na cidade de Niterói”, afirmou.

Os inscritos receberão certificados de conclusão do curso, que tem duração de 60 dias com 4 encontros quinzenais presenciais. Além do curso presencial, os professores deverão realizar tarefas com duração de 10h, totalizando 25h.

Os próximos encontros estão previstos para acontecer nas seguintes datas:

06/09 – Oficina 1;

20/09 – Oficina 2;

04/10 – Apresentação do projeto realizando por uma das Escolas de Educação Infantil de Niterói;

18/10 – Encerramento com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores em suas escolas.

Texto: Nathália Dinelli.

Fotos: Jéssica Figueiredo e Bianca Cavaliere.