A Fundação Municipal de Educação (FME) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) promoveram nesta sexta-feira (15) o lançamento do Game Kids EducaClin.

A apresentação e demonstração do jogo foi na E.M. Paulo Campos (Icaraí) e contou com a presença de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da unidade. De acordo com a presidente da Comissão de Resíduos Sólidos, Valéria Vianna e a Bióloga, Silva Pires, ambas da Clin, o objetivo é incentivar ações de coleta seletiva para crianças e adolescentes de forma educativa, unindo tecnologia e consciência ambiental.

O jogo possui cinto etapas onde se pode escolher quatro cenários que representam as áreas da cidade: Zona Sul, Zona Norte, Centro e Região Oceânica. O mascote do game é um estudante da rede municipal, que no caminho para a escola, se depara com diversos tipos de lixo: vidro, plástico, papel e metal. O desafio consiste em depositar o material recolhido nos locais adequados no tempo previamente estabelecido. No final da apresentação os alunos puderam testar e participar do jogo.

A Secretária de Educação de Niterói, Flavia Monteiro de Barros destacou que o game é importante no desenvolvimento de hábitos sustentáveis nos alunos da rede. "O jogo é  uma excelente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Através dele é possível apresentar conceitos e práticas que colaboram com a conscientização das nossas crianças acerca dos problemas ambientais e da necessidade de se preservar a natureza ",  afirmou.

O  Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro observou que o  entretenimento pode ser uma ferramenta útil para se debater causas importantes. "Trata-se de uma boa estratégia para divulgar ações que possibilitem a melhor forma de descarte do lixo sem agredir o meio ambiente", destacou.

O game é desenvolvido pela empresa CM E REALIDADE VISUAL,  em parceria com a Assessoria de Mídias da FME e pode ser baixado em dispositivos móveis, nas plataformas de Android e IOS.

Texto: Nathália Dinelli

Fotos: Bianca Cavaliere