O Stand Letras de Niterói, localizado na rua M do Pavilhão 4 Verde, iniciou nesta sexta-feira, 1º de setembro, as suas atividades na XVIII Bienal Internacional do Livro, no Riocentro.

O espaço é uma parceria da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói e conta, em seu acervo, com livros feitos por editoras e escritores da cidade.

As apresentações começaram com a “Contação de História: Mala de Histórias” da escritora niteroiense, Dani Fritzen, que promoveu uma apresentação literária dos seus dois novos trabalhos: “Bento Vento, Bia Ventania” e “A Bailarina e o Soldadinho”, acompanhada do músico Marcello Sader.

Seguindo a programação, teve a apresentação do grupo “As cigarras”, compostas pelas professoras da rede de ensino do município de Niterói, Liliane Balonecker, Rejane Tinoco e Camilla Bacelar. Que em parceria com o Cordelista João Batista Mello e os músicos Ubiratan Ávila e Adilson Franco, fizeram leituras de poesias e cantaram clássicos da música popular brasileira.

Em seguida, o Deputado Estadual, Waldeck Carneiro, e os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Najjar e Pablo Santos, participaram de uma mesa de debate com a temática: “Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas”.

O Plano Nacional de Educação (PNE), que foi sancionado pela lei 13005/2014, está em vigência até o ano de 2024 e condiz com as seguintes ações: erradicar o analfabetismo, formar os profissionais com nível superior e priorizar o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos dentro da escola.

O PNE, que tem apoio da sociedade civil e a garantia do poder público, começou em âmbito municipal, partindo para estadual, o interestadual, e por fim nacional. E tem como meta dar a população o direito a Educação Infantil, Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior e Profissionalizante.

Encerrando os eventos, a professora da rede, Liliane Balonecker, lançou o seu livro de poesia “A Borboleta e o Papel”, dando autógrafos para o público presente.

As atividades no Stand Letras de Niterói terão continuidade até o dia 9 de setembro.

Texto e fotos: Equipe de Assessoria de Comunicação Social da SEMECT/FME.