O curso “A Práxis do Pedagogo na Educação Infantil”, voltado para professores e pedagogos que atuam nas Unidades Escolares (UEs), UMEIs e Creches Comunitárias do município de Niterói, realizou nesta quinta-feira, 03, no auditório Darcy Ribeiro, Espaço Oswaldo Salles, o seu 4º encontro.

Promovido pela Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) e pela Diretoria de Educação Infantil, o encontro contou com a presença Professora Ângela Maria Parreira Ramos, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), que abordou o tema “Construção da identidade étnico-racial: O papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas”.

O objetivo da reunião foi enfatizar a lei 10.639/03, alterada pela lei 11.645/08, que institui a prática do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana dentro das escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

De acordo com a professora Ângela Maria, é de suma importância entender a lei e incentivar o desenvolvimento pedagógico de pesquisa e aproximação dos conhecimentos da cultura afro-brasileira. “A ideia é pensar em como uma lei pode ser trabalhada durante todo o ano letivo. Os pedagogos e professores devem auxiliar na reconstrução da imagem étnico-cultural dos negros nos livros didáticos”, destacou.

O 5º encontro do curso está previsto para acontecer no dia 10 de agosto e terá como tema “Questões contemporâneas da/na educação infantil: Relações de gêneros”.

 

Texto e fotos: Larissa Lisboa.