Integrantes dos departamentos de pedagógicos participaram na manhã e tarde desta sexta-feira, 18, no Auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles do II Seminário de monitoramento das equipes.

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Assessoria de Avaliação Institucional e da Superintendência de Ensino, e a FME. O objetivo do encontro foi a apresentação dos índices tendo como base as metas elaboradas para o primeiro semestre deste ano.

O relatório faz parte do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN), instituído pela lei municipal nº 3.067 de 12 de dezembro de 2013, e integra a dimensão de Gestão da Rede Municipal.

O Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou a necessidade dos segmentos administrativo e pedagógico elaborarem reuniões separadamente. “Anteriormente fazíamos fóruns com toda a equipe reunida e percebíamos que saiamos facilmente da pauta. Acho extremamente valioso esse contato visando analisar os resultados obtidos. ”

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, falou da importância de se iniciar o planejamento para o próximo ano. “O currículo tem que ser discutido diariamente entre as escolas e as equipes. Para 2018, convido vocês a pensar nas ações de formações com foco nessas questões mais valiosas, como o campo da formação continuada e novas parcerias. ”

Para a Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipes pedagógicas da SEMECT/FME. “Gostaria de parabenizar o empenho de vocês para o alcance das metas. Até o fim do ano iremos nos reunir outras vezes para observar e dialogar sobre as necessidades da rede. ”

Texto: Alan Jorge Dornelas.

Fotos: Bianca Cavaliere e Nathália Dinelli