O prefeito Rodrigo Neves visitou na manhã desta quinta-feira, 10, às obras de reforma geral das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) Alberto de Oliveira (Centro), e Julieta Botelho (Fonseca).

Durante a visita estava acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, da Subsecretária de Educação, Patrícia Araújo, do Diretor do Departamento de Obras da FME, Fernando Cruz, e da Superintendente de Gestão Escolar, Wanderlea Nazareth.

As intervenções fazem parte do programa de reforma geral das unidades e que este ano já beneficiou cinco unidades escolares. Na UMEI Alberto de Oliveira, que atende 109 crianças em horário integral, foram feitas obras na cozinha além de pinturas interna e externa em todo o prédio. Já na UMEI Julieta Botelho, que possui 217 alunos em horário integral, foi construída uma rampa de acessibilidade, reformas nas instalações elétrica e hidráulica, além da pintura da escola.

De acordo com o cronograma da Fundação Municipal de Educação (FME), já foram concluídas as obras na UMEI Dr. Paulo César Pimentel, em Itaipu. Outra s duas unidades estão em processo de revitalização: UMEIs Neusa Brizola, no Fonseca, e Marcos Waldemar, em Itaipu.

Ainda pela manhã, o prefeito visitou também as obras da Plataforma Digital Urbana da Engenhoca. O projeto desenvolvido pela prefeitura prevê ainda a recuperação da praça Jose Vicente e também a criação de uma academia para a terceira idade. A previsão de entrega da obra é para 22 de novembro, dia do aniversário da cidade de Niterói.

À tarde, o prefeito assinou o Termo de Cooperação entre a prefeitura e as instituições mantenedoras das 20 Creches Comunitárias que participam do Programa Criança na Creche (ProCC), que atende cerca de 2.070 crianças na faixa etária de zero a cinco anos, em horário integral. O prazo de validade do acordo é de um ano e meio.

A assinatura do Termo de Cooperação após um processo de Chamamento Público pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação. As creches participaram de um processo seletivo com apresentação de documentos, fiscalização das unidades além de contratação de profissionais qualificados. A próxima etapa será a publicação em Diário Oficial do acordo de cooperação prevista para os próximos dias.

Anualmente são repassados para as 20 instituições mantenedores uma verba de cerca de R$ 11 milhões, divididas mensalmente e que são destinadas ao pagamento de salários dos profissionais e demais despesas das unidades.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, a dedicação de toda a equipe é um dos fatores que impulsiona a qualificação educacional do município.

“O trabalho da prefeitura na Educação Infantil é de suma importância a partir do momento em que o foco vai além das questões administrativas. Enfatizar e trabalhar o contexto pedagógico qualifica o ensino infantil e garante aos alunos um futuro melhor”, destacou.

O Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou a transparência do processo seletivo.

“O Chamamento Público tem como objetivo dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado no âmbito da Educação Infantil. A assinatura do Termo de Cooperação é um avanço para o programa que assegura uma educação pública de qualidade no município”, declarou.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Bianca Cavaliere e Larissa Lisboa.