Alunos da Escola Municipal Dario de Souza Castelo conquistaram neste sábado (30) o primeiro lugar na etapa municipal da Olimpíada da Brasileira de Robótica, que aconteceu no Centro Universitário La Salle (Unilasalle), no bairro de Santa Rosa.

Os estudantes Ely Evangelista de Oliveira, Filipe Gaspar, Gabriel Faleiro, Luanne Martins e Manuella Tondella da turma de 5º ano, sob orientação da Professora Evelyn Castro, iniciaram sua trajetória na programação ao elaborarem, através do Scratch (linguagem de programação para orientação de objetos educativos),  jogos e animações. Em seguida, utilizaram diferentes softwares de programação, como o Mblock e NXT –G, para a construção de circuito onde um carro robô fazia o percurso previamente estabelecido.

A Diretora da unidade, Viviane Merlim, destacou que a atividade contribui para uma melhora do raciocínio e implementa a cultura digital nos alunos.

"As atividades que envolvem programação e robótica aliam-se às competências necessárias na apropriação de um pensamento autônomo, que favorece o processo de aprendizagem em todas as disciplinas. O ensino da computação tem como objetivo popularização da linguagem computacional, elemento relevante para que se possa romper com a ideia que tal linguagem é inacessível aos estudantes das escolas públicas. Ao contrário, ele pode e deve estimular a participação e a produção de novos sentidos à escola, para além do conteúdo previsto nos currículos formais. Estamos todos muito felizes com essa premiação", esclareceu.

No dia 2 de setembro, os quatro alunos irão representar Niterói na etapa estadual da competição.

Vale a pena lembrar este ano a Semana Municipal de Inclusão Digital realizou diversos eventos nos últimos dias 27 (terça) e 28 (quarta) em comemoração aos 10 anos da aprovação da Lei nº 2462/2007, que instituiu no calendário de eventos da cidade, o Dia Municipal da Inclusão Digital.

As atividades tiveram início na terça (27) com “Robótica Day”, uma apresentação de trabalhos nas escolas participantes do Projeto Robótica Educacional, iniciado em 2014, organizado pela equipe da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, sob a coordenação da professora Carla Sena. Com o objetivo de proporcionar aos professores e alunos uma vivência prática com o projeto.

Já na quarta-feira (28), no auditório da Fundação Municipal de Educação, houve uma mesa redonda com a temática “Robótica e Linguagem de Programação”, que contou com a presença da vice-diretora da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dra. Fabiana Leta, e do Prof. De Linguagem de Programação e mestrando da Universidade de Oxford (Inglaterra), André Luiz da Fonseca.

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro ressaltou a importância da iniciativa nas escolas municipais de Niterói: “Estamos sempre disponíveis para novas parcerias, tendo em vista que todas as ações realizadas contribuem para a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos da rede”, destacou.

De acordo com o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, o projeto de inclusão digital nas escolas tem se mostrado eficiente. “O trabalho tecnológico implantado nas nossas escolas têm sido realizado de maneira magnífica e o campo da robótica é um bom direcionamento para o futuro dos alunos”, destacou.

Pioneiro nas escolas da rede municipal, o projeto Projeto Robótica Educacional é resultado de uma parceira com a Faculdade de Engenharia da  Universidade Federal Fluminense (UFF). O programa utiliza materiais de baixo custo na montagem de seus protótipos e este ano contou com a participação de 30 professores em 14 escolas municipais.

Texto: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa