Niterói comemorou a Semana Municipal de Inclusão Digital com dois grandes eventos realizados nos dias 27 (terça) e 28 (quarta). A iniciativa integra o calendário de eventos em comemoração ao Dia Municipal da Inclusão Digital na rede municipal, celebrado no último dia 25 de junho.

Instituído através da lei nº 2462 e sancionada há 10 anos, a data tem como objetivo ressaltar o direito ao acesso e conhecimento da internet e às ferramentas tecnológicas, proporcionando o ingresso ao mundo globalizado.

As atividades tiveram início na terça (27) com “Robótica Day”, uma apresentação de trabalhos nas escolas participantes do Projeto Robótica Educacional, iniciado em 2014, organizado pela equipe da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, sob a coordenação da professora Carla Sena. O objetivo foi proporcionar aos professores e alunos uma vivência prática com o projeto, integrando o conhecimento científico com a produção de um trabalho tecnológico.

Já na quarta-feira (28), na Fundação Municipal de Educação, houve uma mesa redonda com a temática “Robótica e Linguagem de Programação”, e contou com a presença da vice-diretora da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dra. Fabiana Leta, e do Prof. De Linguagem de Programação e mestrando da Universidade de Oxford (Inglaterra), André Luiz da Fonseca.

Eles abordaram a importância do desenvolvimento de trabalhos tecnológicos dentro das escolas no processo de formação educacional dos alunos. No período da tarde houve também uma apresentação de pôsteres com os trabalhos desenvolvidos pela rede nos últimos anos, além de relatos de experiência feitos por professores participantes do projeto.

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro ressaltou a importância da iniciativa nas escolas municipais de Niterói: “Estamos sempre disponíveis para novas parcerias, tendo em vista que todas as ações realizadas contribuem para a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos da rede”, destacou.

De acordo com o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, o projeto de inclusão digital nas escolas tem se mostrado eficiente. “O trabalho tecnológico implantado nas nossas escolas têm sido realizado de maneira magnífica e o campo da robótica é um bom direcionamento para o futuro dos alunos”, destacou.

A assessora de Mídia e Novas Tecnologias, professora Carla Sena lembrou que o projeto de Robótica Educacional é pioneiro na rede municipal. “O número de escolas e professores participantes vem aumentando a cada ano, o que comprova o sucesso do programa.  Ele é importante para o processo de construção do conhecimento dos alunos, proporcionando o trabalho criativo e autonomia”, finalizou.

O Projeto Robótica Educacional conta com a participação de 30 professores em 14 escolas municipais: E.M. Vila Costa Monteiro, E.M. Prof. Dario de Souza Castello, E.M. Anísio Teixeira, E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos, E.M. Santos Dumont, E.M. Felisberto de Carvalho, E.M. Djalma Coutinho de Oliveira, E.M. Altivo César, E.M. Vera Lúcia Machado, E.M. Maria Ângela Moreira Pinto, E.M. Levi Carneiro, E.M. Rachide da Glória Salim Saker, E.M. Marcos Waldemar de Freitas Reis e E.M. Mestra Fininha.

Texto e fotos: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa.