Cerca de mil e duzentas pessoas lotaram as arquibancadas do ginásio do Colégio Salesiano em Santa Rosa, na última sexta-feira, 12, para a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Niterói 2017 (JEN). A competição acontece há mais de 50 anos, e nesta edição estarão presentes 52 escolas, entre municipais, estaduais, federais e particulares. Ao todo serão disputadas 20 modalidades esportivas, divididas nas categorias: Sub-13, Sub-15 e Sub-18.

O evento contou com a presença da Secretária de Educação, Flávia Monteiro, e do Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Bruno Ribeiro. Segundo Flávia, o esporte é essencial para o desenvolvimento dos jovens. "O esporte traz aos alunos uma noção de vida que vai além da questão de saúde. Através dele,trabalham-se  também valores como a ética, honestidade e cooperação", destacou.

Após as escolas participantes serem anunciadas e a execução do hino nacional, a atleta olímpica e jogadora de Rugby, Beatriz Futuro, de 31 anos, entrou em quadra com a tocha dos jogos e acendeu a pira olímpica, animando os alunos presentes na cerimônia.

Para o Presidente Bruno Ribeiro, este é um evento de aprendizagem tanto coletivo quanto pessoal. "Através dos jogos os alunos podem se conhecer melhor, além de conhecer o seu parceiro. A prática do conhecimento mútuo desperta uma nova visão de mundo. ”

Segundo os organizadores, os Jogos Escolares de Niterói 2017 terão seu pontapé inicial em 10 dias com competições válidas pela Sub-15.

Texto: Érika Ferreira

Fotos: Tatyana Meirelles