Assessoria de Educação Especial realizou nesta quarta-feira (3), no Auditório Professor Amaury Pereira Muniz, na sede da Fundação Municipal de Educação (FME), um encontro de Capacitação para Professores de Apoio aprovados no concurso de 2016.
O encontro foi dirigido pela Doutora em Neurociências pela UFF, Fonoaudióloga Assessoria de Educação Especial da SEMECT/FME Niterói, Lucienne Souza que abordou o tema do autismo. Estiveram presentes os professores das escolas que integram os polos 5,6 e 7 da rede municipal de Niterói.
A capacitação teve como objetivo orientar os professores sobre a importância do Planejamento Educacional Individualizado (PEI) e da neurociência no estudo do cérebro do aluno com autismo.
A coordenadora do Polo 4 e Assessora da Educação Especial de Niterói, Glaura Braga, destacou a importância do papel do professor de apoio nas escolas. "O objetivo deste profissional é mediar a aprendizagem, valorizando os talentos e o potencial e trabalhando para adaptar situações para superar as dificuldades causadas pela deficiência”, explicou Glaura.
Ela acrescentou ainda que a atuação deste profissional de apoio no grupo de referência tem a finalidade de ajudar ao aluno especial, que pode ser autista, alguém com deficiência auditiva/ visual ou qualquer outro tipo de deficiência.
O próximo encontro de Capacitação de Professores de Apoio vai acontecer no dia 14 de junho.
Texto: Érika Ferreira.
Fotos: Bianca Cavaliere