O Núcleo de Ações Integradas (NAI) da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Fundação Municipal de Educação (FME) realizou na última quarta-feira, 23.11, no auditório Prof. Amaury Pereira Muniz, na FME, a Jornada Afrobrasilidades e Diálogos Interculturais. O curso, promovido para os professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, abordou a história da Literatura infantil no Brasil e no mundo e como sua produção se relaciona às práticas sociais de cada época.
A professora de educação infantil da UMEI Olga Benário, Isis Penha Monteiro falou sobre a influência da literatura infantil na construção da indenidade de uma criança negra. “A literatura, através dos contos clássicos, tem uma parcela de responsabilidade no processo de negação e exclusão social. Isso pode ser comprovado nas pesquisas e produções acadêmicas que apontam inúmeros exemplos de racismo e aniquilamento das identidades", concluiu Isis.
Já a coordenadora da Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) da Fundação Municipal de Educação (FME), professora Glória Maria Anselmo, destacou a necessidade de “tocar o coração das pessoas com a literatura popular pois descobrindo esses caminhos teremos uma vasta opção de artes e experiências para trabalharmos diariamente com os alunos. As identidades se fortalecem nesses processos imaginários com a vida e com pensamentos do nosso cotidiano."
O encontro contou com a presença de 30 professores de diversas escolas da rede municipal.
Fotos: Bianca Cavaliere