O Núcleo de Ações Integradas (NAI) realizou na última quarta-feira, 16.11, no auditório Prof. Amaury Pereira Muniz, na (FME), a Jornada Afrobrasilidades e Diálogos Interculturais. O curso foi promovido para os professores do 1º ao 4º ciclo da Educação Infantil e abordou a musicalização nas relações étnico raciais pontuando a música e sua importância nas relações humanas.
A Coordenadora do NAI, Cristiane Gonçalves, ressaltou que a música está inserida num contexto social, no âmbito da educação. “É uma forma de expressão humana, ancestral, utilizada pelo homem para falar de si, do seu grupo social e de suas impressões sobre o mundo. A musicalização no processo de Ensino-aprendizagem, amplia a capacidade de percepção, expressão e comunicação do aluno. “
Já a coordenadora do programa criança na creche Eliza Pandino destacou a importância da música nas relações humanas. “Quando é bem orientada, a musicalização faz com que o sujeito se localize e se aproprie da sua própria sonoridade e respeite o que venha de outras culturas.”
Encerrando a programação, todos puderam assistir à uma apresentação do professor e contador de histórias Dauá Puri. Alternando canções indígenas com trechos do seu livro, “Alken Poten –Poeira de Luz”, ele chamou a atenção de todos ao afirmar que “para entender a literatura de um povo, de uma cultura, é preciso formular uma teoria que surja do estudo desse objeto e não aplicando simplesmente as teorias europeias”.
Texto: Felipe Saldanha
Fotos: Bianca Cavaliere e Felipe Saldanha