Diretores e pedagogos das Unidades Municipais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental se reuniram nesta quinta-feira, 29 de setembro, no Auditório Amaury Pereira Muniz, na FME, para o sexto e último encontro de Construção dos Indicadores de Qualidade para Autoavaliação das Unidades de Educação.

O evento, promovido pela Assessoria de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação, teve por objetivo fornecer orientações para que cada unidade crie seu próprio instrumento de autoavaliação com a participação de professores, pedagogos, alunos e funcionários.
Os encontros foram dinamizados pelas professoras Tatiana Freire e Carla Vasconcellos. Cada encontro contou com a presença de um grupo de diretores e pedagogos da Rede.  Os grupos participaram de palestras, dinâmicas e receberam informações sobre os documentos que abordam a formação dos Indicadores de Qualidade. Os profissionais também debateram questões sobre aprendizagem, gestão participativa e relações sociais. 
“É importante que o diretor construa seu instrumento de autoavaliação com a comunidade escolar, levando em conta o que cada profissional pode contribuir para melhorar o funcionamento de cada unidade. Buscamos estimular a gestão participativa e democrática dentro das Unidades de Educação”, declarou a assessora de Avaliação Institucional, Cristina Campos. 
De acordo com o cronograma estabelecido, os diretores de cada unidade terão, agora, um prazo até o dia 12 de dezembro para apresentar os Indicadores de Qualidade e o relato do processo de avaliação, que servirão de base para a construção do Plano de Gestão Escolar para 2017. 

Texto: Cesar Medeiros e Mariah Bellido
Fotos: Bianca Cavaliere