Pensando cada vez mais no meio ambiente e em questões relacionadas à sustentabilidade, diversas escolas da rede municipal de Educação em Niterói vêm desenvolvendo atividades ligadas a essa temática.

Pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up The World) que será realizado neste sábado, dia 17 alunos, familiares e professores de Unidades Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais irão participar dos mutirões de limpeza que ocorrerão pela cidade. De acordo com o Núcleo de Ações Integradas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Fundação Municipal de Educação, até o momento se inscreveram as UMEIs Professora Maria José Mansur Barbosa, Professor Nilo Neves, Professora Odete Rosa, Áurea Trindade Pimentel de Menezes, Nina Rita Torres, Professor Írio Molinário e as E. M Altivo César e José de Anchieta. As unidades serão divididas entre as praias de São Francisco, Itaipu, Piratininga, Prainha de Piratininga, Icaraí e Itacoatiara e cerca de 300 alunos irão participar da ação.

A novidade este ano é que os trabalhos educativos por uma sociedade sustentável terão início já na sexta-feira, dia 16, com a participação de alunos do Ensino Fundamental da E. M. Paulo de Almeida Campos, em uma aula ao ar livre, de 9h às 12h. O professor da rede, Carlos Eugênio Latgé (NAI-FME) e integrantes do Projeto Uçá, do Instituto Guardiões do Mar, promoverão uma aula a céu aberto, na Praia de Icaraí, na altura da Rua Lopes Trovão, visando à conscientização do impacto ambiental provocado pela falta de cuidado com a destinação dada ao lixo produzido. O evento “Uçá vai à Praia” prevê ainda uma aula de biologia marinha, com destaque para o reconhecimento, pelos alunos, da Baía de Guanabara e sua diversidade.

Além do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a UMEI Margareth Flores e E.M. Bolívia de Lima Gaétho agora fazem parte das 34 escolas que participam do Projeto Mais Verde na Escola. A iniciativa acontece há quatro anos em Niterói também através do NAI, com coordenação do professor Carlos Eugênio e tem proposta de levar conscientização ambiental às escolas.

Na E.M. Bolívia de Lima Gaétho as oficinas acontecem na próxima quinta-feira, dia 15, com 12 turmas, totalizando 232 alunos que participarão de atividades de compostagem, cultivo de horta e criação de minhocário. De acordo com o coordenador, serão oferecidas várias oportunidades de contato direto com ambientes naturais, ricos em experiências sensoriais e afetivas, com desafios cognitivos.

Para a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, essas são atividades que ajudam aos alunos a se inserir na sociedade.

“Através de ações como essas, nossos alunos se conscientizam sobre temas tão relevantes como a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Vale destacar que nossas escolas e profissionais estão preocupados com as questões que se apresentam além dos muros da escola e o meio ambiente é uma delas. Todos juntos, engajados neste trabalho de conscientização e ação, vislumbramos um futuro em que a sustentabilidade seja uma prática, não apenas discurso".

Já para o presidente da FME, Bruno Ribeiro “São projetos como esses que transformam nossos alunos e envolvem toda a comunidade escolar, pois, além da participação das famílias e professores, as crianças se tornam multiplicadoras do conhecimento, levando-o para seu dia a dia, junto a seus familiares e vizinhos”, concluiu.