O campus do Instituto Federal de Educação já está funcionando em Niterói. A cerimônia de início do ano letivo e a aula inaugural aconteceram na última quarta-feira, 28.07, no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer.  A cerimônia contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Projeto Aprendiz, que apresentou composições clássicas de Villa-Lobos e Mozart, encantando o público presente.

A secretária Flávia, que esteve acompanhada, além do reitor do IFRJ, Paulo Assis, pelo pró-reitor, Francisco Sobral, da subsecretária de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Lindalva Cid, e do professor do IFRJ, Eudes Pereira. Ela destacou a importância do fortalecimento da educação na cidade, com a chegada de uma unidade da entidade em Niterói.

“Temos uma alegria imensa porque hoje se iniciam trabalhos que irão contribuir para o desenvolvimento das ações de recursos humanos em nossa cidade. O IFRJ é uma das entidades mais prestigiadas e importantes no cenário educacional do nosso Estado, desenvolvendo atividades que abrangem o ensino técnico, graduação e muitas outras vertentes”.

"Por hora, o Instituto ficará sediado aqui na Casa do Conhecimento, no Caminho Niemeyer. A expectativa é de que em 2017, teremos grandes novidades. É uma honra recebê-los em nossa cidade e estamos de braços abertos”, detalhou Flávia, explicando que a sede é temporária, já que as obras do campus IFRJ-Niterói, no Sapê, ainda estão em andamento.

Durante a cerimônia também foi assinado um protocolo de intenções de utilização, temporária, do espaço no Centro. O documento foi assinado pela secretária de Educação, Flávia Monteiro de Barros e pelo reitor do Instituto, Paulo de Assis.

Através dos cursos oferecidos pelo IFRJ, cerca de 300 alunos, já inscritos, em cinco cursos totalmente gratuitos diferentes poderão ser capacitados em "Assistente de Administração em Organização e Métodos", "Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis de Sistema Operacional Android", "Espanhol Básico para Negócios", "Inglês Básico para Negócios" e "Operador de Computador". 

Todos os cursos têm previsão de duração de seis meses, com aulas ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras em horários diferentes.

Texto: Divulgação
Fotos: Mariah Bellido e Felipe Saldanha

IMG_6452 IMG_6372 IMG_6393 IMG_6395