O Núcleo de Ações Integradas (NAI), da SEMECT/FME, realizou no último dia 13.07, o curso de capacitação pata professores de 3° e 4° ciclos denominado “Tosco em Ação". A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química (SEPREDEQ), a Editora Alvorada/MEC e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

O projeto utiliza, como material de apoio, o livro intitulado Tosco, do psicólogo Gilberto Mattje. Foram abordados diversos temas como a prevenção à violência, valorização do processo de ensino/aprendizagem, preconceito, discriminação e uso de substâncias psicoativas.

Na rede municipal de Niterói, o programa vai contemplar 12 escolas, beneficiando 4.765 alunos e terá a participação de 417 professores. Ao todo, 150 mil alunos serão atendidos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Na próxima etapa do Tosco em Ação será feita a entrega das publicações para que as escolas comecem a desenvolver um trabalho continuado, envolvendo jovens, professores e famílias.

Em todo o país, o projeto obteve resultados positivos em mais de duas mil escolas de sete estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Roraima, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraná. Nestas cidades foram registrados índices bastante positivos no que diz respeito à redução da violência e à a diminuição do consumo de drogas.

Texto e Fotos: Pedro Villa Nova

IMG_5139 IMG_5156 IMG_5165 IMG_5183 IMG_5192 IMG_5216