O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, nesta sexta-feira 01-07 assinou a ordem de início das obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Coronel Leôncio, no bairro da Engenhoca, Zona Norte da cidade. A creche vai atender 160 alunos de 3 a 5 anos. Contará com oito salas de aula, sala de recursos, sala de multiuso, quadra esportiva coberta, vestiários, acessibilidade, sistema de reuso de água, energia solar, e funcionará em horário integral.

“Estamos olhando a Zona Norte como um todo. Nunca os moradores imaginariam ter hospitais como o Getulinho ou um parque público como o atual Horto. Na educação, não fazemos por menos. É importante para nossas crianças ter cinco refeições por dia e estar em horário integral na escola. Uma creche deste porte prepara a criança, que acabará fazendo um bom ensino fundamental, pois já cresce com uma educação de qualidade. Isso irá nortear o seu futuro e poderá lhe dar mais oportunidades. A creche também é importante para as mães e pais trabalhadores. Família e escola são a base de nossas crianças”, lembrou o prefeito.

A 21° UMEI construída pela atual gestão faz parte do Programa Mais Infância  lançado em 2013. O Mais Infância conta com o apoio do governo federal por meio do programa Brasil Carinhoso, voltado para a construção de novas unidades, reforma, ampliação das unidades existentes e incorporação de creches comunitárias à rede.

O bairro da Engenhoca está sendo beneficiado com a construção de uma nova Plataforma Urbana Digital da Educação (um espaço de universalização digital e de acesso à Internet) contará com estúdio de áudio (gravação, edição de áudio, com vista à criação futura de uma rádio comunitária), cinema comunitário (para exposição de filmes, shows e outras atividades formativas e de entretenimento), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), cursos de língua estrangeira na modalidade a distância, curso de fotografia, entre outras atividades.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou que o prefeito Rodrigo Neves já pode ser considerado o prefeito da ousadia: “Ele vai em frente e não se deixa intimidar. Tem visão do que é necessário e por isso nunca se viu tanto investimento e apoio na educação quanto em sua gestão,” disse.

Fotos: Maria Paula Macário

Texto: Felipe Saldanha