A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Projetos Especiais, irão lançar o Programa Educação Sustentável – Niterói, que integra o calendário da Semana do Meio Ambiente e terá iniciono próximo dia 01.06, às 10h na Unidade Municipal de Educação Infantil Jacy Pacheco, no Barreto.

Nesta primeira fase, os profissionais da UMEI irão participar de uma oficina, com distribuição de adesivos alusivos à campanha para diminuição do consumo de Energia Elétrica e de Água. O trabalho se estenderá pelas dependências dos prédios administrativos da FME e da SEMECT, também com oficinas, distribuição e fixação de adesivos, além de outras ações a favor do meio ambiente.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Professora Flávia Monteiro de Barros Araújo, ressaltou a necessidade desse tipo de educação desde a infância.

"Estamos realizando uma série de diferentes ações de conscientização para nossas crianças, como a que fizemos com as leis de Trânsito e agora com as questões ambientais. É muito importante que elas percebam as mudanças que podem promover com muitas ações diárias."

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, esse tipo de projeto deve ser divulgado entre todos os setores da Educação Pública.

"Primeiramente vamos orientar os profissionais, tanto na parte administrativa da SEMECT e da FME quanto nas escolas, para que a gente consiga mudar atitudes básicas do nosso dia a dia referentes à sustentabilidade. Nosso objetivo é que essas ações de conscientização sejam levadas para os nossos alunos, para que eles propaguem entrem suas famílias, amigos e meios de convivência".

O Subsecretário de Projetos Especiais, Professor José Henrique Antunes, também falou sobre a importância da participação dos alunos e alunas como multiplicadores desse Programa.

"Para além da contribuição na diminuição do desperdício de energia elétrica e água, é pretendido que estas ações e os projetos em desenvolvimento nas unidades escolares tenham desdobramentos junto à comunidade escolar e familiares no sentido de elevar o nível de consciência ambiental, contribuindo também para economia de recursos naturais".

Texto: Pedro Henrique Villa Nova