No segundo dia da Prefeitura Móvel que está acontecendo no Horto do Fonseca, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves conferiu as obras de construção da nova Unidade Municipal de Educação Infantil, localizada na Rua Teixeira de Freitas. Ele foi acompanhado pela secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro e pelo presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, a subsecretária de Educação, Patricia Gomes, a superintendente de Gestão de Pessoas, Wanderléa Nazareth, além do deputado Estadual, Waldeck Carneiro.

“Esse é um projeto que vem sendo estruturado desde 2013, visando uma cobertura de 100% do Fonseca e Zona Norte, prestando assistência para as áreas da Saúde e Educação desta região", declarou o prefeito.

A unidade, vai ter capacidade para 160 crianças e terá o nome de Darcy Ribeiro, uma homenagem a um dos principais nomes da educação no país. A expectativa é de que as obras sejam concluídas ainda no segundo semestre de 2016, para que as aulas sejam iniciadas já em 2017.

“Com essa obra nós estaremos, sem dúvida atendendo a uma comunidade que espera há muito tempo por intervenções no campo social. Serão aulas em horário integral, com quatro refeições diárias e dois professores por sala de aula. Sem dúvida, um investimento maravilhoso no formação e cultura dessas crianças”, afirmou a secretária de Educação.

Já para o presidente da FME, essa iniciativa é mais uma prova do compromisso do atual governo.

"Com a construção de mais este equipamento público para as crianças do nosso município cumprimos nosso objetivo de 20 novas Unidades de Educação, disciplinado no Programa Mais Infância, e ainda conseguimos conquistar a meta de colocar todas as crianças na faixa etária de quatro e cinco anos matriculadas na Educação Infantil", concluiu.

Ao final, a comitiva ainda visitou a Clínica Comunitária da Família, Dr. Antônio Peçanha, que fica ao lado da UMEI e foi inaugurada há dois anos, também por esta gestão.

Investimentos na Palmeira e Coreia

As comunidades da Palmeira e da Coreia também foram lembradas pelo chefe do Executivo municipal, que anunciou obras de revitalização na Escola Municipal Noronha Santos e a construção de uma área de convivência. A unidade de ensino, que atende 310 crianças da região, vai ter sua entrada, muros e quadra reformados, além de uma nova pintura.

“Essa escola é um grande equipamento para a região, além de ser muito tradicional, formando gerações e gerações de alunos. Acho importante investir e preservar esta unidade, que é tão relevante para o bairro. Vamos fazer adequações importantes, solicitadas pela direção e de nossa preocupação também”, frisou a secretária Flávia Monteiro de Barros.

Já o campo de futebol fará parte de uma nova área de convivência para a população, com vestiário remodelado para os “boleiros” e academia da terceira idade. O investimento no espaço será de R$ 750 mil, com previsão de início de obras no começo do segundo semestre.

Texto: Maria Paula Macário

Fotos: Pedro Henrique Villa Nova