A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Departamento de Educação para o Trânsito da NitTransrealizaram a abertura da 1ª Jornada de Capacitação para o Trânsito, no Auditório Darcy Ribeiro, nesta quinta-feira, 12.

O curso é uma forma de sensibilizar os educadores a difundir o ideal de um comportamento cidadão e seguro, no que diz respeito ao trânsito, bem como promover ações nas escolas que visem à adoção de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança no transito, colaborando para a redução de acidentes nas estradas e ruas.

Participaram desta edição: a secretária de Educação Flavia Monteiro, o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o Cel. PM Paulo Afonso Cunha, presidente da NitTrans, o gerente de atendimento da EcoPonte Julio Amorim, Daniel Cerqueira Dassié, chefe da 2º Delegacia da PRF, Isabela Ledo, coordenadora do Programa Niterói  de Bicicleta, os subsecretários de Projetos Especiais, professor Jose Henrique Antunes, e Educação, Patricia Gomes e além de outras autoridades.

"Essa parceria com a NitTrans, vem sendo de muita importância para a nossa Rede. A Educação no Trânsito tem que ser ensinada desde a infância e nada melhor para isso do que capacitando os nossos professores, para que eles, com instruções da NitTrans possam ser os responsáveis por essa formação. Confio e agradeço muito à equipe e tenho certeza que teremos resultados muito positivos", afirmou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro.

Já o presidente da FME, Bruno Ribeiro, agradeceu a iniciativa e ressaltou a relevância de trabalhos conjuntos com outras secretarias, como a de Trânsito.

"Com a formação, as crianças serão agentes multiplicadores das informações, levando o aprendizado para seus pais, familiares, amigos, vizinhos e com isso, além de aprender, elas serão responsáveis por ensinar a Educação no Trânsito", afirmou.

A formação é realizada pelo Núcleo de Ações Integradas (NAI) da SEMECT/FME, coordenado pela professora Cristiane Gonçalves, em parceria com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e será dividida em 5 encontros para tratar do assunto de forma transdisciplinar. A intenção é que os docentes das escolas públicas e particulares do município, inscritos no curso, possam aplicar o aprendizado do trânsito mais aprimorado e com mais atenção em cada disciplina.

O tema do 1º encontro "Código de Trânsito Brasileiro no Contexto do Direito Administrativo da Ordem Pública" foi abordado pelo Coronel Paulo Afonso Cunha.

Priscila Montes Teles de Rocha, responsável pelo Departamento de Educação para o Trânsito da NitTrans, da Prefeitura de Niterói falou sobre a importância do projeto: “Devemos ser educados em casa, na escola e no trânsito também. Ele é feito por nós. Quando não estamos dirigindo estamos sendo pedestres, então a educação tem que ser mantida enquanto condutor e enquanto pedestre. Se partir de cada um, a gente vai fazer uma diferença gritante no transito, basta ser educado.”

Ao final do curso, os professores participantes, já previamente inscritos, vão garantir um certificado de 25 horas, além de ganhar uma coleção de livros sobre o tema. A ação vai ocorrer nos dias 03/06, 09/06, 23/06 e 08/07, sempre das 8:30h às 13:30h no auditório do espaço Oswaldo Salles – Rua São Pedro, 108 – Centro.

Texto e fotos: Maria Paula Macário