A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Fundação Municipal de Educação (FME), em parceria com o Instituto JCA, iniciam no mês de junho a primeira etapa do programa Fortalecendo Trajetórias. O projeto tem como objetivo oferecer apoio para alunos da rede pública no desenvolvimento de competências e habilidades para a vida escolar.

O programa, criado no ano de 2005, oferece reforço escolar para adolescentes de 13 a 15 anos, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Serão 70 vagas, distribuídas entre alunos de algumas cidades da Região Metropolitana do Rio, entre elas Niterói. As inscrições poderão ser feitas através de indicação das escolas ou por iniciativa do aluno.

Os candidatos passarão por uma análise curricular, onde será avaliado o perfil do aluno, o seu histórico escolar e suas condições socioeconômicas. Após a seleção, os estudantes contemplados passarão a receber reforço nas disciplinas escolares, como uma forma de preparação para os processos seletivos da rede pública de ensino de qualidade.

Após esta etapa, os alunos que se destacarem nos exames receberão acompanhamento durante todo o ensino médio, com um pacote de benefícios que inclui oferta de material didático, atividades extracurriculares, aulas de inglês, orientação educacional, disponibilização de uniforme, auxílio transporte e alimentação. O aluno receberá também um acompanhamento pedagógico. O objetivo é aumentar a possibilidade de ingresso dos estudantes no ensino superior.

Além deste programa, o instituto também levará para as escolas de 1º e 2º ciclo, o projeto "1001 Histórias". A proposta é oferecer aos alunos atividades voltadas para a leitura, como contação de histórias, oficinas artísticas e culturais dentro de um ônibus-bibilioteca.

Texto: Marina Assumpção

1001 histórias 2