A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect)  e a Fundação Municipal de Educação (FME) realizaram na tarde desta segunda-feira (02/05) o primeiro encontro do Curso Gênero e Diversidade nas Escolas Fluminenses. O projeto é resultado de uma parceria com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A programação do curso, que se destina aos professores da rede municipal, prevê oito aulas presenciais e terá a duração de aproximadamente dois meses. O objetivo da formação, é instrumentalizar o professor para lidar com as questões de gênero dentro e fora das salas de aula.

Neste primeiro encontro, os profissionais assistiram a palestra "Dinâmica Cultural e valorização da diversidade: a importância de falar em gênero e sexualidade na escola", ministrada pelo professor da UERJ e pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), André Lazaro.

Para a subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, o assunto de total importância para as instituições de ensino.

"A secretaria de Educação tem que dar oportunidades para os profissionais promoverem trabalhos importantes e abrir espaços. A discussão de gênero é um tema fundamental, que deve ser abordado, para assim formarmos profissionais cada vez melhores", declarou.

O palestrante André Lazaro, destacou que o curso é essencial para que as escolas saibam lidar com a coletividade.

"A principal questão é a dificuldade em reconhecer a dimensão da discussão de gênero, e o papel fundamental na educação nisso. Atualmente, esse é o motivo que mais tira jovens de dentro das salas de aula. A educação deve vencer essas barreiras", disse.

O professor ainda relembrou que, de acordo com a constituição federal, todos têm o direito à educação, independente de sua origem, raça, gênero ou qualquer outro tipo de preconceito. Ele pontuou ainda que existem quatro pilares para um melhor desenvolvimento das escolas: a disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e adaptabilidade.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Felipe Saldanha