A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Fundação Municipal de Educação (FME), através do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT), anunciaram nesta terça-feira (26) mais uma iniciativa para combater a violência nas escolas da rede municipal. Durante um encontro, foi apresentada a Ficha de Notificação de Suspeita  e/ou Confirmação de Violências que tem por objetivo construir estratégias, identificação e monitorando de casos.

A apresentação do material aconteceu no auditório Darcy Ribeiro durante a manhã e a tarde, e contou com a presença de aproximadamente 100 profissionais da saúde e educação. Durante o evento foram realizadas palestras, grupos de estudo e encaminhamento de propostas para os próximos encontros.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, fez a abertura do encontro  e destacou a importância da iniciativa.

"A ficha está sendo unificada pelas secretarias de Educação e Saúde. Após o processo de formação dos profissionais, ela será instituída formalmente na rede. As escolas, quando identificarem as situações de violência deverão preencher a ficha e notificar os órgãos responsáveis", explicou.

O pedagogo e coordenador do Núcleo de Assessoria Técnica (Nat), Ronald Quintanilha, afirmou que o encontro atende às exigências prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Este é um momento voltado para a prevenção da violência contra a criança e o adolescente. Isto exige que os profissionais da rede municipal estejam capacitados para entender a situação e a partir daí reconhecer, identificar e que providências tomar diante destes casos ", disse.

Durante o encontro, os participantes também foram informados sobre a necessidade de resguardar as escolas e profissionais da rede, garantindo o sigilo das informações e a proteção das crianças e adolescentes.

Texto: Marina Assumpção e Maria Paula Macário

Fotos: Maria Paula Macário e Felipe SaldanhaIMG_5466 IMG_5481 IMG_5520 IMG_5524 IMG_5539