A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), através do Departamento de Educação Especial, promoveu uma série de eventos em função do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de Abril).

O primeiro, realizado no último dia 09/04, foi o I Encontro Municipal de Discussão sobre Autismo e Educação,  cujo tema foi “Os Desafios da Inclusão: Informação Gerando Ação.”

O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá, no centro de Niterói, e contou com a presença da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Subsecretário de Projetos Especiais, Prof. José Henrique Antunes, da Assessora de Educação Especial, Profª Andrea Pierre e da Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Profª Nelma Alves Pintor.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento entre de diversas áreas como professores das redes pública e particular, estudantes de graduação e pós-graduação e pais de alunos com autismo.

Já na terça-feira, 12/04, foi a vez do I Fórum de Pais de Alunos com Deficiência matriculados nas escolas da Rede Municipal de Educação, que aconteceu no auditório da Fundação Oscar Niemeyer. Dessa vez o tema foi “Autismo: Caminhos e Possibilidades no Dia a Dia”.

Os presentes puderam assistir a uma palestra do professor e piscólogo Lincon Macedo da instituição  Inspirados pelo Autismo  que desenvolve programas educacionais baseados no Programa Son-rise, um método de tratamento do autismo. Especialista em educação e reeducação psicomotora, ele exibiu vídeos mostrando suas formas de comunicação e as exceções dentro do conceito do autismo, diferenciando comportamentos diretivos e responsivos em suas ações.

“O esclarecimento é a melhor estratégia. Não existem receitas, mas temos buscado uma forma de promover um futuro melhor para essas crianças. Estou feliz pela maneira como Niterói se destaca neste trabalho. Políticas educacionais com continuidade, fruto de muita discussão, massa crítica na rede, que se importa com a inclusão. Ainda temos muito o que caminhar, mas através do diálogo e da informação estamos conseguindo chegar a um objetivo”, disse a secretária.

De acordo com a coordenadora de educação especial, Andrea Pierre, “os fóruns de pais de alunos são voltados para a discussão e esclarecimentos de questões relacionadas à deficiência, inclusão educacional. São abordados temas como saúde, lazer, esportes e dinâmicas familiares, visando dar continuidade ás orientações transmitidas nas escolas. Os dois eventos foram passos importantes para o reconhecimento e conscientização do potencial da pessoa com autismo. É necessário investir em ações como essa para acabar com o preconceito e com atitudes discriminatórias que prejudicam não só o desenvolvimento e a inclusão de pessoas com deficiência, mas a sociedade como um todo.”

Os encontros acontecerão sempre às segundas terças-feiras do mês com temas variados, até o final deste ano.

IMG-20160409-WA0002 IMG_4305 IMG_4276 IMG_4307 IMG-20160409-WA0022 IMG-20160409-WA0010

Texto e foto: Rayza Fraga.