O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês o documentário “A Nação Que Não Esperou Por Deus”, de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen, em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril).  Ele será apresentado no dia 20 de abril, quarta-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

Quinze anos depois de realizar o seu filme de ficção "Brava Gente Brasileira", Lucia Murat volta, agora junto ao cineasta Rodrigo Hinrichsen, ao Mato Grosso do Sul para registrar o impacto provocado na reserva kadiwéu – cujos habitantes foram figurantes em “Brava Gente Brasileira” – pela chegada da eletricidade e com ela a televisão.

Mas ao chegar encontra a comunidade na luta pela retomada de suas terras, invadidas por pecuaristas.  Os desafios dessa nova identidade indígena, dividida entre a reserva e a cidade, para onde se deslocaram parte dos kadiwéus, surge em toda a sua complexidade, influenciada ainda pela instalação de cinco igrejas evangélicas na reserva. 

Antes de “A Nação Que Não Esperou Por Deus”, será exibido o curta-metragem “Choro da Terra”, de Alberto Alvares.  Após a sessão haverá debate sobre a questão indígena com o Prof. Dr. Paulo de Tássio*, da Faculdade de Educação da UERJ, e o cineasta guarani Miguel Vera Mirim.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Site do filme: http://www.anacaoquenaoesperou.com.br

Trailer oficial do filme: https://www.youtube.com/watch?v=apacmABN8x0

Confirme sua presença no evento na página do Facebook: https://www.facebook.com/events/1035614003195642

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

AnacaoQueNaoEsperouPor Deus_g3