Profissionais da Educação assistem palestra sobre o SAEN

Diretores das escolas municipais da rede assistiram nesta quinta-feira, 17.03, uma palestra com o professor e doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pablo Bispo dos Santos que abordou o tema " Construção de indicadores de qualidade nas escolas: um longo e necessário debate", sobre o Sistema de Avaliação Educacional em Niterói (SAEN).

O evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, ele fez uma explanação sobre o tema, afirmando que os referenciais de uma educação de qualidade é similar ao trabalho que está desenvolvido pela rede municipal de Educação de Niterói.

"Escola, principalmente a pública, não é uma empresa ou um supermercado que apenas se preocupam com os lucros. Estamos trabalhando com educação de crianças, precisamos elevar sempre essa qualidade de ensino", pontuou o palestrante.

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, esteve no evento e ressaltou a importância em avaliar a educação municipal.

"O objetivo do SAEN é discutir e potencializar o planejamento da qualidade escolar e não rankear  ou premiar as unidades. É um instrumento para reorganizar o reforço escolar, as turmas de avaliação além de outros objetivos. Vale a pena acrescentar que conquistamos avanços importantes e que já alcançamos níveis consideravelmente melhores", declarou.

À tarde, o professor Pablo Bispo desenvolveu uma dinâmica de grupo com os representantes da unidade, que se dividiram em grupos para responder a três questões: "O que significa qualidade de aprendizagem?", "O que significa qualidade na administração e gestão?",  "O que significa qualidade social?" Ao final, um representante de cada grupo apresentou as respostas para o público e o professor realizou uma roda de debates, respondendo aos questionamentos.

Para finalizar, a Assessora de Avaliação Institucional da SEMECT /FME, Cristina Campos, o encontro foi uma primeira etapa de um processo para melhorar o ensino na rede municipal de Educação.

"Entendemos que cada escola tem uma característica própria. Cabe cada uma delas aferir o seu indicador de qualidade, ver os pontos de acertos e erros. Esse trabalho, no chão da escola, seja feito de forma muito cuidadosa por vocês, e vamos sempre estar disponíveis para ajudar nessa avaliação", finalizou.

Texto: Mariah Bellido

Fotos: Luisa Veiga