A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação estão envolvidas em uma ação para diminuir o índice de abandono e infrequência nas escolas da rede municipal de Niterói. Para isso, foi criado o Programa de Enfrentamento do Abandono Escolar, coordenado pelo Núcleo de Assessoria Técnica (NAT), em parceria com a Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) e demais Diretorias. O Programa tem como objetivo a redução das taxas de abandono e infrequência e a consequente melhoria da aprendizagem dos alunos.

"Esse é um movimento de escuta. Vamos visitar as unidades a fim de vermos o que elas estão desenvolvendo para combater esse movimento de abandono. A partir daí, vamos acompanhar e apresentar projetos com soluções que possam diminuir essa taxa", explicou Ronald Quintanilha, coordenador do NAT.

O primeiro encontro aconteceu no Auditório Darcy Ribeiro, na manhã desta terça-feira, dia 8 de março, com a presença da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, a superintendente de ensino, Patricia Gomes, além de diretores e representantes das 10 unidades municipais que apresentaram maior índice de evasão em 2015.

Um levantamento realizado no ano passado avaliou as taxas de aprovação e frequência dos alunos em toda a rede municipal. Com base nesse relatório, algumas unidades receberão atenção especial da SEMECT\FME.

"A partir do dia 10 ainda deste mês vamos às escolas, juntamente com o NAT, a AEAP e a Diretoria de 1º e 2º ciclos, para realizar essa política educacional de enfrentamento ao abandono escolar e é preciso o apoio total dos funcionários e, principalmente, dos diretores que estão à frente de cada uma das unidades", avaliou a superintendente de Ensino, Patricia Gomes.

De acordo com a secretária Flávia Monteiro de Barros, "já conquistamos um considerável avanço no que se refere à aprendizagem no município, a partir da observação das taxas de rendimento e aprovação que demonstraram um aumento de cerca de 10% em 2015. Estamos trabalhando intensamente a fim de diminuir o índice de abandono escolar e garantir não só a melhoria dos índices, mas, sobretudo,  o avanço no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem de nossos alunos", finalizou.

IMG_1128IMG_1145IMG_1161