Diretores e adjuntos das unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal participaram do I Fórum da categoria nesta sexta-feira, dia 26. O encontro, que contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, o presidente da Fundação Municipal de Educação, professor José Henrique Antunes, o subsecretário de Educação, Bruno Ribeiro e a superintendente de Ensino, Patricia Gomes, definiu metas e objetivos para o ano letivo de 2016.

O Fórum foi dividido em dois momentos, sendo a parte da manhã para os diretores das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS) e a tarde para as Escolas Municipais ( E.M). Entre os assuntos tratados foram apresentados os novos coordenadores de ciclos, turmas de aceleração e reforço escolar, programa de formação continuada, evasão escolar, integração intersetorial, questões relacionadas à água e gastos de energia, cursos de especialização, entre outros temas.

"Estamos em um momento delicado do nosso país, mas devido ao forte planejamento que fizemos desde o início dessa gestão, tenho certeza que vamos conseguir concluir mais um ano de muito trabalho, priorizando sempre o aprendizado de nossas crianças", afirmou a secretária de Educação.

O presidente da FME ressaltou o aumento no número de matrículas deste ano, que apresentou uma migração da rede particular e também um grande número de crianças com necessidades especiais.

"Nosso foco principal hoje é tratar da universalização do atendimento à crianças a partir dos quatro anos, para que todas estejam matriculadas na escola. Estamos em um momento de expansão na nossa rede, com novas escolas, então será um ano de muito trabalho, com algumas dificuldades, mas tenho certeza que chegaremos ao final com o dever cumprido".

Para o subsecretário de Educação, Bruno Ribeiro "será um ano difícil, mas estamos planejados e vamos manter o salário dos profissionais em dia e a merenda como questão primordial, como sempre foi. Que esse seja um ano de superação dos nossos desafios".

Já segundo a superintendente de Ensino, Patricia Gomes, "esse é um momento de planejamento estratégico, onde vamos identificar problemas e programar soluções a serem tomadas ao longo desse ano. Conto mais uma vez com o apoio de todos vocês (diretores e adjuntos) para trabalharmos juntos afim de garantir uma educação de qualidade para os alunos da rede".

O Fórum ainda contou com a presença de membros de todas as assessorias, gestões e coordenações da SEMECT e FME e ao final de cada uma das partes, os diretores e adjuntos presentes puderam falar de suas necessidades e demandas em cada unidades, tendo a resposta imediata.