Cerca de 2600 alunos da rede municipal de Niterói, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de ir ao cinema durante os dias 4 e 14 de setembro. O projeto é uma das muitas ações desenvolvidas pelo Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que este ano realizou a 13ª edição no Brasil.

O Festival já exibiu aproximadamente 800 filmes para um público superior a 1,5 milhão de espectadores em nosso país. Este ano, o FICI exibiu curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, e também promoveu mostras especiais, oficinas e debates. Segundo os organizadores, o objetivo é abrir espaço, contando e recontando a produção do audiovisual brasileiro direcionada ao público infanto-juvenil através dos debates do Fórum Pensar a Infância e a exibição de títulos nacionais em diversos programas:

“Neste ano atingimos o recorde de 167 filmes inscritos para o Prêmio Brasil. Este é o resultado do importante trabalho que temos feito em expansão do mercado nacional, apresentando ao público imagens plurais e promovendo o cinema brasileiro da nova geração”, comemora Carla Esmeralda, diretora do evento ao lado de Carla Camurati.

Dentre os filmes exibidos no FICI estão “Divertida Mente”, “Uma Viagem Extraordinária”, “O Pequeno Narigudo”, “O Menino no Espelho”, “Pinóquio”, “Pequenos & Animados”, “Homem Pelicano”, “Corda Bamba”, “Histórias Animadas” e “Canção do Oceano”.

Participaram do Festival os alunos das Escolas Municipais Profª. Maria de Lourdes Santos, Jacinta Medela, Anísio Teixera, Nossa Senhora da Penha, Prof. Paulo de Almeida Campos, João Brazil, Helena Antipoff, Adelino Magalhães, Júlia Cortines, Dom José Pereira Alves, Levi Carneiro, Ernani Moreira Franco, Rachide da Glória Salim Sacker, Mestra Fininha, Tiradentes, Alberto Francisco Torres, Infante Dom Henrique e Sítio do Ipê. Os alunos da UMEIs Jacy Pacheco, Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, Prof. Irio Molinari, Maria Vitória, Maria Luiza da Cunha Sampaio, Renata Magaldi e Elenir Ramos Meirelles também assistiram aos filmes.

O projeto conta com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Fundação Municipal de Educação (FME), através do Departamento de Programas Especiais,   e exclusividade de exibição na Rede Cinemark.

Texto: Bruno Nunes

Fotos: Festival Internacional de Cinema Infantil