O primeiro encontro aconteceu no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto, com os professores do 1º ano, que foram separados em dois grupos, nos turnos da manhã e da tarde. Também participaram os bolsistas do programa que estão atuando nas turmas do 1º ano. Para os professores do 2º ano, os encontros começam no dia 26 de março.
Os próximos encontros vão acontecer sempre às quartas-feiras, quinzenalmente, de forma intercalada, no Centro de Formação Darcy Ribeiro. Através dos encontros, os profissionais poderão desenvolver atividades em sala de aula para incentivar a alfabetização discursiva, promovendo autonomia e desenvolvendo habilidades essenciais para preparar os estudantes para o futuro.
“Esse programa representa um avanço significativo na nossa política educacional, pois alia formação continuada de qualidade para os nossos professores com um suporte acadêmico nas escolas. Com essa iniciativa, garantimos que nossos estudantes tenham acesso a um ensino mais qualificado e alinhado às suas necessidades”, destacou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.
Para a professora Jessica Natarelli, da Escola Municipal Professor André Trouche, no Barreto, essa é uma oportunidade única para trocar saberes e aperfeiçoar as práticas em sala de aula.
“Hoje foi o nosso primeiro encontro e tivemos um compartilhamento de ideias com outros professores que também atuam no ciclo de alfabetização. Além da presença de professores da UFF. Acho que esse projeto tem muito a agregar no nosso processo de ensino e aprendizado em sala de aula, principalmente em relação a uma alfabetização mais crítica, dialógica e discursiva”, destacou Jessica Natarelli.
A professora Amanda Figueiredo, da Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, em São Francisco, conta que está muito animada para o ciclo de formações.