As equipes de Robótica da Escola Municipal João Brazil, no Morro do Castro em Niterói, embarcaram nesta segunda-feira (11) para Goiânia para disputar a Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024. Neste ano, duas equipes se classificaram: a JB Defender na categoria Nível 1 e a Robotic Girls na Artística.
A OBR está acontecendo no Centro de Convenções de Goiânia, com rodadas de competição até o dia 17 de novembro. Além das disputas, o evento também conta com cursos e apresentações. Na Etapa Estadual, as equipes da João Brazil apresentaram os seus protótipos, conquistaram as vagas para a Nacional, e ainda garantiram o título de “Melhor Equipe Maker”.
“Acompanho de perto o desenvolvimento desses estudantes, e é um orgulho poder vê-los avançando. Neste ano, investimos em novos materiais e equipamentos para potencializar e profissionalizar as atividades de robótica na unidade. Então, esse resultado é fruto de um esforço conjunto. Vamos continuar incentivando essa prática, que cria oportunidades e experiências para os nossos estudantes na área da tecnologia e inovação. Parabéns, pessoal, estamos na torcida. Rumo à vitória!”, declarou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques.
O professor Carlos Henrique, um dos responsáveis pelo treinamento da Robótica na unidade, também destacou o salto de desenvolvimento das equipes.
“Além de toda dedicação dos estudantes, nós recebemos investimentos da Secretaria e Fundação Municipal de Educação, com a chegada de novos equipamentos, materiais, e isso permitiu que pudéssemos avançar nas competições e desenvolver de forma mais consistente as habilidades e competências. Estamos com uma expectativa muito grande, as equipes estão bem treinadas, abrimos mais espaço na escola para que eles pudessem intensificar o treinamento, então, vamos confiantes”, destacou.
Os estudantes estão muito empolgados para apresentar o trabalho que construíram ao longo do ano.
“No ano passado a minha equipe não se classificou, mas esse ano tudo foi diferente. Usamos a mesma estrutura do robô, mas aumentamos a quantidade de entradas, o que permitiu utilizarmos um motor médio e dois motores de cor, o que tende a aumentar o desempenho do protótipo. Estamos muito confiantes”, contou Rafael Mendes, de 13 anos, montador do robô que irá disputar pelo Nível 1, ao lado do estudante Lucas Ribeiro.
A equipe Robotic Girls se destacou na nova categoria da competição: a OBR Artística. A Emmanuely Ribeiro, Ana Beatriz Correa e Lavínia de Souza criaram uma coreografia integrada com o robô, e usaram a criatividade em seus figurinos e adereços.
“Estou muito confiante, e também muito ansiosa para ver as novidades do evento, principalmente na OBR Artística, que possui uma variedade muito grande de robôs, de fantasias. Na nossa equipe, decidimos dançar, e é muito legal, diferente”, contou Emmanuely.
A Ana Beatriz é iniciante na comp
etição, e vai participar pela primeira vez da Olimpíada: “Comecei na Robótica após um convite da Emmanuely, ela me disse que seria muito legal e realmente está sendo. É a primeira vez que estou viajando para uma competição nacional e estou muito confiante na vitória, porque a equipe é muito boa”, pontuou.
A Lavínia de Souza tem apenas 9 anos, e é a mais nova dentre os participantes da competição. Ela entrou no clube de robótica em dezembro do ano passado, e contou que já ganhou algumas medalhas: A expectativa é que o nosso grupo continue ganhando mais medalhas, e que na OBR a gente possa chegar ao primeiro lugar”, concluiu.
Além da Olimpíada Brasileira de Robótica, a unidade está inscrita para participar da Etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro. Estão inscritas 10 equipes da João Brazil, para disputar em diversas modalidades e desafios.