A ONG Alimentação Consciente Brasil (ACB) está oferecendo nesta semana um treinamento para os profissionais da Rede Municipal de Educação de Niterói. Os encontros acontecem no dia 5, 6 e 7 de novembro, e são destinados para Merendeiros, Professores, Pedagogos e Diretores. O objetivo da formação é aperfeiçoar receitas e garantir a continuidade de uma alimentação equilibrada, saudável e consciente nas unidades da Rede.
Nesta terça-feira (05), a Cozinha Experimental da Fundação Municipal de Educação recebeu um grupo de Merendeiros para a formação, os profissionais puderam ter contato com os alimentos, entender os processos e conhecer receitas saborosas e nutritivas para reproduzir nas cozinhas escolares, seguindo as regras do Departamento de Nutrição da Educação de Niterói. Ao fim do encontro, há a entrega do certificado de participação.
A Merendeira Wellyn Nunes participou da atividade e afirmou que o treinamento expande o olhar para a elaboração dos pratos.
“A minha visão sobre a forma de cozinhar para as crianças se expandiu durante o treinamento. Os benefícios para a saúde e para o paladar são diversificados. É importante que os profissionais que atuam nas cozinhas escolares ofereçam o seu melhor para a infância e juventude de Niterói, visto que, em muitos casos, aquela é a única refeição de qualidade que aquela pessoa terá durante todo o seu dia”, pontuou.
Como Gerente de Políticas Alimentares da Alimentação Consciente Brasil, a nutricionista Bruna Nascimento ministrou o curso, e afirmou que é fundamental o contato com o alimento, e ter conhecimento das receitas de origem vegetal.
“O fato de todas essas receitas serem com base de ingredientes vegetais, na verdade, visa a aumentar a diversidade e a sustentabilidade do cardápio das escolas niteroienses”, destacou Bruna, ressaltando alguns dos cardápios elaborados na formação, como o tropeiro de grão de bico, o patê de grão de bico com cenoura e o estrogonofe de legumes. Além destes pratos, também houve treinamento prático para a produção de vitaminas de leite de amendoim e de leite de inhame.
O programa – Desde 2017, em parceria com a ONG Mercy For Animals, a Rede Municipal de Niterói participa do “Alimentação Consciente Brasil”, programa que tem como objetivo promover a educação nutricional e ambiental, e incentivar hábitos alimentares sustentáveis e saudáveis. Para isso, toda quarta-feira são oferecidas proteínas que não sejam de origem animal para os estudantes. Em 2017, a cidade recebeu o selo internacional de Alimentação Consciente pelos cardápios saudáveis oferecidos nas unidades da rede.