A Fundação Municipal de Educação de Niterói, através do Departamentos de Alimentação Escolar, realizou na última sexta-feira (28), no auditório Amaury Pereira Muniz (FME), uma audiência pública para prestar esclarecimentos aos produtores e cooperativas interessados em vender produtos que fazem parte da alimentação escolar.
A iniciativa é uma recomendação da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação, (FNDE), por meio da Resolução n° 20 de 2020, do que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
“Seguimos rigorosamente a legislação na compra dos produtos e gêneros alimentícios, na elaboração dos cardápios e no preparo da alimentação escolar. Ao adquirirmos produtos da agricultura familiar estamos contribuindo para a garantia de renda dos agricultores e na formação de hábitos alimentares saudáveis nos nossos alunos”, declarou a Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Cristina Santos.
A agricultura familiar é responsável hoje por 32% dos produtos comprados pelo Departamento de Alimentação Escolar da FME. São eles: tomate, alface, couve manteiga, farinha de mandioca, cheiro verde, espinafre, cenoura, batata doce, aipim congelado, pão de cenoura sem açúcar, abóbora, inhame, ovo, laranja, manga, banana, abacaxi entre outros.
“Niterói, ao contrário dos demais municípios, não é essencialmente agrícola. Uma audiência pública serve para reunir os produtores que querem ofertar os seus produtos e a FME interessada em adquirir alimentos de qualidade”, afirmou a Coordenadora de Projetos Sociais e Mercados Institucionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/Rio), Cristiane Mendonça.
“A maneira como somos recebidos aqui, na Educação de Niterói, nos dá um ânimo de sobrevivência fundamental para seguirmos com o nosso trabalho. Pelo segundo ano consecutivo estou participando da audiência e vou aguardar com grande expectativa a publicação do edital de chamamento e comercializar os meus produtos”, disse o produtor rural Antônio Henrique.
Niterói conta hoje com 97 escolas e 20 Creches Comunitárias. Nas unidades que funcionam em tempo integral são servidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Já nas escolas que atendem em tempo parcial, os alunos têm direito a duas refeições: almoço e lanche. No caso da Educação de Jovens Adultos (EJA), os estudantes lancham e jantam.