Profissionais da Educação que atuam nas creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura de Niterói participaram nesta quarta-feira (12), da abertura da III Jornada Pedagógica do Programa Criança na Creche (ProCC), realizada na sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, no Gragoatá. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela Fundação Municipal de Educação (FME), através da Subsecretaria de Programas Educacionais Comunitários. O tema escolhido para este ano foi “Educação Infantil e Múltiplas Linguagens: Diálogo com as Relações Étnico-Raciais”.

Uma mesa de debates realizada ao longo do dia contou com a presença das professoras Greice Duarte, do Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF), Erika Regina Ferreira e Pâmela Souza da Silva (representante da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) e Joana Ferreira (SME/FME Niterói). A mediação ficou sob a responsabilidade das professoras Thatiany Menezes e Andréia Diniz da SME/FME. A programação contou ainda com as apresentações do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba-Mirim Virando Esperança, da Unidos do Viradouro, e também do Programa Aprendiz Musical.

“A prática pedagógica precisa estimular a conversa sobre as relações étnico-raciais a partir da Educação Infantil. A formação recebida hoje vai contribuir para que os profissionais das creches estimulem às crianças a desenvolver o sentimento de pertencimento racial e respeito às diferenças”, declarou o Secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação Bira Marques.

“A jornada é uma oportunidade de ampliar a discussão com as unidades conveniadas. Através de encontros como esse buscamos socializar as narrativas docentes das experiências, dos saberes construídos e das tensões vividas no cotidiano das creches comunitárias”, acrescentou a subsecretária de Programas Educacionais Comunitários, professora Patrícia Gomes.

A III Jornada Pedagógica do Programa Criança na Creche teve prosseguimento na quinta-feira (13), com a realização de diversas oficinas de formação. Elas aconteceram, pela manhã e à tarde, no Museu Janete Costa, no Ingá, e também na Creche Comunitária Dr. March, localizada no Fonseca. Criado na década de 80, o Programa Criança na Creche foi redefinido, através do decreto 9848/2006, visando atender o maior número de crianças, na faixa de 0 a 6 anos. O ProCC conta com 20 creches atuando nas regiões mais vulneráveis da cidade, em regime de subvenção com a Prefeitura de Niterói.

Texto: Cesar Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti