Os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Alberto de Oliveira visitaram nesta quinta-feira (16) a sede do I Conselho Tutelar de Niterói. O passeio fez parte do evento “Conselho Aberto” e contou com a parceria da Empresa Niterói, Transporte e Trânsito (Nittrans)
O evento foi realizado na sede do Conselho Tutelar da I Região, que atua no centro e na orla litorânea de Niterói. A programação teve por objetivo chamar a atenção da garotada para duas campanhas importantes que são comemoradas este mês no Brasil: o Maio Amarelo e o Maio Laranja.
O movimento Maio Amarelo, cujo objetivo é contribuir para a conscientização no trânsito, teve início no dia 11 de maio de 2011. Nesta data, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e o tema para este ano é “Paz no trânsito começa por você”. A cor simboliza ações de advertência e cuidado que motoristas e pedestres devem ter.
Já o 18 de maio, foi escolhido para ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir de 2023, seu significado foi ampliado para todo o mês, o que deu origem à campanha Maio Laranja, visando à adoção de medidas de conscientização contra o abuso e a exploração infantil.
“A Semana do Conselho Aberto é uma projeto voltado para as crianças e tem a finalidade de fazer com que elas se sintam protegidas em casos de abuso ou exploração. Elas participaram aqui de uma série de atividades, afim de evitar situações de vulnerabilidade no trânsito ou quando forem abordadas por um desconhecido”, declarou o Conselheiro Tutelar Vinicius Souza.
“O trânsito representa o convívio social das pessoas na cidade, o que significa o direito que todos têm de circular no espaço público. Por isso a necessidade de refletir, ter empatia e respeito pelo outro, e nada melhor do que começar essa campanha de orientação aos pedestres e motoristas pela Educação Infantil”, esclareceu a Coordenadora de Educação da Nittrans, Priscila Rocha.
“É importante que a sociedade tenha um novo olhar do trabalho que é feito pelo Conselho Tutelar. É preciso entender que não se trata de uma instituição punitiva, mas acolhedora e emancipadora, cuja função principal é amparar, lutar e também proteger os direitos das nossas crianças”, acrescentou a diretora da UMEI Alberto de Oliveira, Iza Lúcia Veiga
Os alunos da unidade assistiram a uma apresentação musical, caminharam em uma pista que simula situações diárias no trânsito e também conheceram o Semáforo do Toque. O brinquedo ensina as crianças sobre os limites do próprio corpo, usando as cores: verde, amarelo e vermelho, para indicar as partes onde elas podem ou não ser tocadas por outras pessoas e como reagir caso isso aconteça.
Texto: Cesar Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti