Escolha uma Página

Cerca de 200 professores da Rede Municipal de Niterói participaram do Colóquio Internacional Infâncias em Contexto de Emergência Planetária. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, foi encerrado no último sábado (4). O evento aconteceu de modo híbrido (virtual e presencial) e o tema foi “Desemparedamento e Decolonialidade”.

O colóquio teve por objetivo debater estudos e pesquisas na área de Ciências Humanas, afim de provocar reflexões sobre as condições de existência das crianças e apontar perspectivas socioambientais, educacionais e curriculares das demais formas de vida que habitam a Terra. A programação contou com palestras, mesas de debates, grupos de trabalho e rodas de conversa.

As atividades promovidas tiveram como foco as infâncias, a educação, a ecologia e as cosmovisões não-hegemônicas ocidentais e afro-ameríndias, como territórios repletos de potencialidades para a emergência de decoloniais/contracoloniais, biocêntricas/biofílicas, nativas e brincantes.

O , no último sábado, foi realizado no campus da UNIRIO, na Urca, no Rio de Janeiro, com a presença de convidados, representantes de grupos de pesquisa, professores e ativistas de movimentos sociais, de escolas e secretarias municipais, sindicatos e coletivos populares atentos às causas das infâncias e da Terra, com transmissão online aberta para o público em geral. A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, participou do último dia do encontro.

“Estamos investindo na formação dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Niterói. A nossa cidade está muito bem representada neste colóquio internacional com a presença de 200 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Eles receberam o nosso apoio e, com certeza, sairão daqui melhor qualificados para o trabalho diário que desenvolvem nas nossas unidades”, declarou o Secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.

“Participar deste colóquio reafirma o envolvimento da nossa Rede de Educação com um currículo embasado nos temas infância e natureza numa perspectiva brasileira. E amplia nossas reflexões sobre as questões socioambientais, afirmando os princípios ético, estético e político das práticas pedagógicas que embasam nosso trabalho”, acrescentou a subsecretária Ana Schilke.

Para mais informações acesse https://www.coloquioinfanciaplanetaria.com.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support