Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) promoveu neste sábado (27) o segundo encontro do curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI). Desta vez, a formação foi direcionada para os professores da Rede Municipal de Educação de Niterói e aconteceu na UMEI Jacy Pacheco e na Escola Municipal Júlia Cortines.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que integram o programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, lançado no ano passado pelo Ministério da Educação. O objetivo é garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, melhorando igualmente as capacidades do corpo docente para este desafio.

O evento contou com a participação do secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.

“Desde que cheguei na Educação de Niterói, coloquei a alfabetização como foco, compreendendo os desafios do período pós-pandemia. Construímos ainda, em conjunto com os profissionais, a política educacional ‘Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão’. O programa do Governo Federal vai ao encontro do que estamos realizando na nossa cidade. Vamos intensificar nossas formações e continuar construindo saberes para contribuir com o futuro das nossas crianças”, explicou Bira.

Niterói foi escolhida para ser um dos polos de formação, abrangendo uma região que compreende os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá e Rio Bonito. A meta anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) é que, até 2026, 100% dos alunos de todas as escolas públicas estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, também acompanhou a formação.

“A Rede Municipal de Educação já vem em um processo de qualificação da alfabetização por meio do projeto P.A.L.A.V.R.A. O grande debate proposto entre os professores, neste momento, é saber o que as crianças precisam estar desempenhando na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que esta mesma criança tenha condições de desenvolver a leitura e a escrita de maneira satisfatória posteriormente”, ressaltou Ana Schilke.

A diretora da Casa da Avaliação e Formação (CAF) e articuladora do Programa Nacional da Criança Alfabetizada em Niterói, Renata Ferman, destaca que o projeto do MEC valoriza experiências anteriores e o protagonismo dos municípios.

“Estamos realizando o II Encontro de Leitura e Escrita na Educação Infantil, que é um curso que faz parte do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. Este encontro faz parte de ações desenvolvidas por professoras da UNIRIO e da UFRJ, que estão fazendo a formação das nossas formadoras. O trabalho é potencializar a alfabetização na Educação Infantil, respeitando as suas especificidades”, afirmou.

Os grupos de trabalho foram divididos em salas diferentes para que a alfabetização infantil fosse discutida de maneira ampla, e as formadoras da Rede estiveram presentes nas unidades escolares para o desenvolvimento do projeto.

Texto: Vinicius Albuquerque / Fotos: Cheila Pacetti

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support