A Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) promoveu neste sábado (27) o segundo encontro do curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI). Desta vez, a formação foi direcionada para os professores da Rede Municipal de Educação de Niterói e aconteceu na UMEI Jacy Pacheco e na Escola Municipal Júlia Cortines.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que integram o programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, lançado no ano passado pelo Ministério da Educação. O objetivo é garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, melhorando igualmente as capacidades do corpo docente para este desafio.
O evento contou com a participação do secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.
“Desde que cheguei na Educação de Niterói, coloquei a alfabetização como foco, compreendendo os desafios do período pós-pandemia. Construímos ainda, em conjunto com os profissionais, a política educacional ‘Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão’. O programa do Governo Federal vai ao encontro do que estamos realizando na nossa cidade. Vamos intensificar nossas formações e continuar construindo saberes para contribuir com o futuro das nossas crianças”, explicou Bira.
Niterói foi escolhida para ser um dos polos de formação, abrangendo uma região que compreende os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá e Rio Bonito. A meta anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) é que, até 2026, 100% dos alunos de todas as escolas públicas estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, também acompanhou a formação.
“A Rede Municipal de Educação já vem em um processo de qualificação da alfabetização por meio do projeto P.A.L.A.V.R.A. O grande debate proposto entre os professores, neste momento, é saber o que as crianças precisam estar desempenhando na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que esta mesma criança tenha condições de desenvolver a leitura e a escrita de maneira satisfatória posteriormente”, ressaltou Ana Schilke.
A diretora da Casa da Avaliação e Formação (CAF) e articuladora do Programa Nacional da Criança Alfabetizada em Niterói, Renata Ferman, destaca que o projeto do MEC valoriza experiências anteriores e o protagonismo dos municípios.
“Estamos realizando o II Encontro de Leitura e Escrita na Educação Infantil, que é um curso que faz parte do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. Este encontro faz parte de ações desenvolvidas por professoras da UNIRIO e da UFRJ, que estão fazendo a formação das nossas formadoras. O trabalho é potencializar a alfabetização na Educação Infantil, respeitando as suas especificidades”, afirmou.
Os grupos de trabalho foram divididos em salas diferentes para que a alfabetização infantil fosse discutida de maneira ampla, e as formadoras da Rede estiveram presentes nas unidades escolares para o desenvolvimento do projeto.
Texto: Vinicius Albuquerque / Fotos: Cheila Pacetti