Escolha uma Página

Alunos e professores das Escolas Municipais Eulália Bragança, em Piratininga, e da Heloneida Studart, em Várzea das Moças, participaram nesta quarta-feira (10), de encontros de formação sobre Educação Ambiental promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME), em parceria com a concessionária Enel, através do programa “Enel Compartilha Energia na Escola”.

Lançado em 2023, o programa busca promover uma conscientização sobre eficiência energética, uso sustentável de recursos naturais e a prevenção de acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. De acordo com o planejamento feito pela SME, serão visitadas 48 escolas de Ensino Fundamental. A capacitação pedagógica é desenvolvida pelo Instituto Efort, especializada em Engenharia, Educação e Meio Ambiente, e consiste em duas etapas. Em um primeiro momento, é voltada para alunos a partir do 3º ano, na sequência são feitos os encontros formativos para os professores. Os encontros estão sendo ministrados pelos professores Leonardo Gomes, Hugo Calheiros e Odair Tobias.

“A Educação Ambiental tem se tornado cada vez mais presente na sala de aula, nos debates envolvendo alunos e professores. Além de multiplicar e disseminar o conhecimento, a escola precisa sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e contribuir para a transformação do indivíduo”, declarou a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.

“É muito gratificante realizar as atividades educacionais com os alunos da Rede Pública de Niterói. O apoio da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação, o engajamento dos alunos e professores faz toda a diferença para que possamos disseminar os conceitos de uma energia mais segura e sustentável” afirmou o especialista em Sustentabilidade da Enel, Alexandre Cardozo Ferreira.

O programa Energia na Escola prevê ainda uma visita dos alunos à Nave Educacional, uma unidade móvel que consiste em um ônibus adaptado com tela de cinema, recursos audiovisuais, jogos interativos e realidade virtual 3D. O equipamento contribui para consolidar o aprendizado disponibilizando uma ferramenta mais atrativa e interativa para alunos e professores.

 

Texto: César Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support