O Conselho Municipal de Educação (CME), reuniu-se em sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (25) no auditório da Fundação Municipal de Educação, para a cerimônia de posse dos novos conselheiros, eleição do vice-presidente e escolha dos integrantes das câmaras permanentes para o biênio 2024-2026.  A cerimônia foi presidida pelo Secretário Municipal de Educação de Niterói e presidente da FME, Bira Marques, que também é presidente do conselho.

O Conselho é um órgão colegiado, criado pelo Decreto nº 4.024, de 17/10/1983. Posteriormente ganhou novas funções de assessoramento ao Governo Municipal, além de atribuições, composição e funcionamento através das leis 1.435/1995 e 2.272/2005. As sessões plenárias são realizadas mensalmente conforme calendário pré-estabelecido pelo colegiado.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o CME integra o Sistema Municipal de Educação, que conta em sua formação com representantes de várias entidades ligadas à educação. Além de representar as demandas coletivas, possui caráter deliberativo, normativo, fiscalizador, controlador, consultivo, propositivo, mobilizador e mediador das matérias educacionais no âmbito Municipal.

Em sua estrutura, o Conselho é formado pelas Câmaras Permanentes de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Jovens e Adultos, de Planejamento e Orçamento e de Legislação e normas. Todas são constituídas por determinado número de conselheiros, designados pelo presidente, para examinar e deliberar, em reuniões mensais, sobre matérias de sua competência.

“A sessão de hoje foi de extrema importância para o planejamento em 2024, uma vez que votamos questões importantes e o calendário das sessões já está definido. A participação dos diversos segmentos da sociedade que integram o Conselho contribui para fortalecer a gestão democrática do Sistema Municipal de Ensino de Niterói”, declarou Bira Marques.

“O Conselho Municipal de Educação de Niterói tem como característica ser bastante operante, o que influencia diretamente na melhoria da educação. Os conselheiros têm oportunidade de opinar, participar das diversas câmaras e esse pensar coletivo  contribui para que a educação seja melhor avaliada”,  afirmou a conselheira professora Márcia Pessanha.

A nova formação do Conselho Municipal de Educação (CME) para o biênio 2024/2026 é a seguinte:

Presidente:  Bira Marques

Vice-presidente:  Amanda Pinheiro

Secretária Executiva: Cíntia da Luz Rodrigues

Representante da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Titular: Julian José Gindim

Suplente: Viviane Merlim Moraes

Representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE – Niterói)

Titular: Rosa Aletice Oliveira Silva

Suplente: Diogo Henrique  Araujo de Oliveira

Representante do Sindicato de Professores Particulares de Niterói e São Gonçalo (SINPRO)

Titular: Rita de Cássia Oliveira Lopes de Souza

Suplente: Sergio Miguel Turcato

Representante da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Titular: Evelyn dos Santos Souza

Suplente: Annie de Freitas Ouverney Lanes Arcanjo

Representante do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE/RJ)

Titular: Fabrício Baptista de Martino

Suplente: Luis Henrique Mansur Barbosa

Titular: Amanda Silva de Oliveira Pinheiro

Suplente: Andrea Rosa Belo

Titular: Ana Lúcia Tarouquella Schilke

Suplente: Rosana Ribeiro

Titular: Márcia Maria de Jesus Pessanha

Suplente: Luiza Cristina Rangel Pinto Sassi

Titular: Djenane Luisa Freire Firmino

Suplente: Carla Cristina Martins da Conceição Vasconcellos

Representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Niterói

Titular: Robson Guimarães José Filho

Suplente: Jorge Andrigo Dias de Carvalho

Durante a sessão também foi aprovado o calendário anual de plenárias do CME para 2024. Os próximos encontros vão acontecer nos dias 29/4, 27/5, 17/6, 29/7, 26/8, 30/9, 21/10, 25/11 e 16/12.

Texto: César Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti