Você que tem interesse em conhecer os movimentos literários da Cidade Sorriso e quais são os principais escritores niteroienses, não pode perder uma excelente oportunidade. Iniciamos a terceira edição do Curso de História da Literatura Niteroiense, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense. Serão 10 encontros ao longo do ano, e as inscrições estão abertas, basta entrar em contato através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br.

A aula inaugural, realizada na tarde desta segunda-feira (17) na Biblioteca Popular Anísio Teixeira, no Campo de São Bento em Icaraí, foi ministrada pelo curador do curso, o professor, historiador, pesquisador e membro da Academia Niteroiense de Letras, Jordão Pablo de Pão. O tema foi “O que é a Literatura e a Niterói do século XIX”, que apresentou as realizações literárias que se tem notícia antes do Café Paris, tradicional ponto de encontro entre poetas e intelectuais da década de 1910 a 1920.

Além das aulas, os encontros do Curso de História da Literatura Niteroiense contarão com saraus, com a presença de escritores e intelectuais, sorteios de livros, rodas de leitura, dentre outras atividades. A documentação oral, segundo os organizadores, será essencial para se entender o percurso da arte da palavra na sociedade local e os grupos dos movimentos e das instituições que fizeram de Niterói uma cidade literária.

“É preciso democratizar as conversas, as ideias e os pensamentos que, muitas vezes, ficam restritos a um nicho, seja ele escolar, universitário ou um grupo de pesquisa. Oferecer um curso de Literatura de Niterói, fora dos espaços convencionais, é um ganho muito importante para a nossa cidade, na medida em que enriquece e coloca a sociedade num lugar de entendimento maior da sua cultura”, declarou a subsecretária de Projetos Especiais da SME, Gabriela Linhares.

“O curso auxilia no resgate da cidadania a partir do conhecimento de nossa história cultural. Uma das funções do ensino é a oportunidade de, através da história dos fazeres humanos, apresentar sistematizações de nossas artes. A Literatura de Niterói merece ser contada sobretudo pela grande contribuição que os intelectuais escritores deram para o processo histórico desse território e dessa sociedade”, afirmou o Jordão Pablo de Pão.

A funcionária pública aposentada, Rosane Gonçalves, ficou sabendo do curso através de amigos e saiu bastante animada da primeira aula. “Ano passado eu me inscrevi no curso 450 anos de História de Niterói e esse ano decidi conhecer a Literatura da nossa cidade. Os conhecimentos que adquirimos nas aulas contribuem para fortalecer o senso de pertencimento e dá um pouco orgulho a quem nasceu aqui ou adotou a cidade para viver”, contou.

As aulas acontecem toda segunda terça-feira de cada mês, sempre às 14 horas, na Biblioteca Popular Anísio Teixeira, e os participantes receberão um certificado ao final da formação. As vagas são limitadas e quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo número 21 9674-87726.