Escolha uma Página

Você que tem interesse em conhecer os movimentos literários da Cidade Sorriso e quais são os principais escritores niteroienses, não pode perder uma excelente oportunidade. Iniciamos a terceira edição do Curso de História da Literatura Niteroiense, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense. Serão 10 encontros ao longo do ano, e as inscrições estão abertas, basta entrar em contato através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br.

A aula inaugural, realizada na tarde desta segunda-feira (17) na Biblioteca Popular Anísio Teixeira, no Campo de São Bento em Icaraí, foi ministrada pelo curador do curso, o professor, historiador, pesquisador e membro da Academia Niteroiense de Letras, Jordão Pablo de Pão. O tema foi “O que é a Literatura e a Niterói do século XIX”, que apresentou as realizações literárias que se tem notícia antes do Café Paris, tradicional ponto de encontro entre poetas e intelectuais da década de 1910 a 1920.

Além das aulas, os encontros do Curso de História da Literatura Niteroiense contarão com saraus, com a presença de escritores e intelectuais, sorteios de livros, rodas de leitura, dentre outras atividades. A documentação oral, segundo os organizadores, será essencial para se entender o percurso da arte da palavra na sociedade local e os grupos dos movimentos e das instituições que fizeram de Niterói uma cidade literária.

“É preciso democratizar as conversas, as ideias e os pensamentos que, muitas vezes, ficam restritos a um nicho, seja ele escolar, universitário ou um grupo de pesquisa. Oferecer um curso de Literatura de Niterói, fora dos espaços convencionais, é um ganho muito importante para a nossa cidade, na medida em que enriquece e coloca a sociedade num lugar de entendimento maior da sua cultura”, declarou a subsecretária de Projetos Especiais da SME, Gabriela Linhares.

“O curso auxilia no resgate da cidadania a partir do conhecimento de nossa história cultural. Uma das funções do ensino é a oportunidade de, através da história dos fazeres humanos, apresentar sistematizações de nossas artes. A Literatura de Niterói merece ser contada sobretudo pela grande contribuição que os intelectuais escritores deram para o processo histórico desse território e dessa sociedade”, afirmou o Jordão Pablo de Pão.

A funcionária pública aposentada, Rosane Gonçalves, ficou sabendo do curso através de amigos e saiu bastante animada da primeira aula. “Ano passado eu me inscrevi no curso 450 anos de História de Niterói e esse ano decidi conhecer a Literatura da nossa cidade. Os conhecimentos que adquirimos nas aulas contribuem para fortalecer o senso de pertencimento e dá um pouco orgulho a quem nasceu aqui ou adotou a cidade para viver”, contou.

As aulas acontecem toda segunda terça-feira de cada mês, sempre às 14 horas, na Biblioteca Popular Anísio Teixeira, e os participantes receberão um certificado ao final da formação. As vagas são limitadas e quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo número 21 9674-87726.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support