A Educação de Niterói está promovendo encontros semanais com diretores das unidades da Rede Municipal. O objetivo é intensificar, ainda mais, o diálogo com as escolas, além de alinhar as práticas pedagógicas e de infraestrutura, para que o ensino público avance ainda mais no município. O primeiro encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (22), no auditório Darcy Ribeiro, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Niterói.

O secretário e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, fez um balanço das diversas ações que estão sendo desenvolvidas, como a construção de cinco novas unidades, que vão ampliar a oferta de vagas. Ele destacou também a realização do concurso público, as reformas das unidades, a reestruturação das cozinhas, a climatização das salas de aula, a entrega dos novos uniformes e dos kits escolares e o Programa Escola Parceira.

“Esse encontro, além de outros que teremos, faz parte do nosso planejamento para 2024. Eles integram um conjunto de ações com o objetivo de ampliar o canal direto com as escolas e, ao mesmo tempo, apresentar o que está sendo feito para atender as demandas das unidades. O nosso compromisso é com uma educação de qualidade, em favor das nossas crianças”, afirmou Bira Marques.

“Os encontros semanais permitem que estejamos mais próximos das direções escolares e o trabalho que temos realizado busca, entre outros desafios, a construção de uma política educacional mais colaborativa. E isso contribui para qualificar tanto a equipe gestora da sede como as equipes gestoras da escolas” acrescentou a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.

O encontro contou, ainda, com a presença de servidores do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e da Diretoria de Indicadores, Dados e Programas Educacionais (DIDaPE). O objetivo foi apresentar as orientações para o preenchimento do Mapa Estatístico e do Mapa de Alimentação Escolar que, a partir de agora, será feito de modo online, e as novas regras para a solicitação da verba escolar.

Para o diretor da Escola Municipal Altivo César, no Barreto, Marcos Antônio Silva, as mudanças que estão sendo implantadas vão aprimorar a gestão nas escolas. “Pelo primeiro contato que tive com as novas regras, acho que elas vão contribuir para dar mais transparência, organização e celeridade aos processos de gestão escolar que já desenvolvemos”, disse Marcos.

Texto: Cesar Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti