Estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado vão atuar em conjunto com professores no P.A.L.A.V.R.A.

Estão abertas as inscrições para estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) participarem do Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e Recomposição das Aprendizagens, o P.A.L.A.V.R.A. A parceria entre a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a UFF, através da Fundação Euclides da Cunha (FEC), vai conceder 258 bolsas de estudos, pagas pela Prefeitura, para universitários de graduação, doutorado e pós-doutorado atuarem como monitores na Rede Municipal de Educação de Niterói, auxiliando os professores. As vagas são para as áreas de Pedagogia, Educação Física, Artes, Cinema, Serviço Social e Psicologia.

Os bolsistas vão atuar de maneira pedagógica, junto às crianças, estudantes e famílias da Rede, no período entre 15 de março de 2024 a 15 de outubro de 2025, com uma jornada de 20 horas semanais. A iniciativa busca unir a teoria e prática de uma maneira revolucionária, com atividades pedagógicas e artístico-culturais, no turno e contraturno, além de investimentos em formação continuada, atividades de pesquisa e extensão para profissionais da rede. Outra parte importante do programa é o combate à evasão escolar, com a realização de busca ativa, auxiliando no resgate do estudante e na garantia do direito à educação.

“A atuação dos estudantes universitários nas escolas da Rede Municipal será estratégica para que a gente consiga potencializar a construção de saberes, aprendizagens e produção de conhecimento, assegurando aos nossos alunos a garantia do direito à alfabetização. A parceria entre a gestão pública e a universidade é de grande importância e representa avanços para a educação da nossa cidade, principalmente neste momento desafiador de pós-pandemia”, afirma o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques .

Para estudantes de graduação, serão destinadas 250 vagas, com cadastro de reserva, para as áreas de Pedagogia (150), Educação Física (25), Artes (12), Cinema (13), Serviço Social (25) e Psicologia (25). A bolsa é de R$700 por mês. Nesta modalidade, as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 25 de fevereiro. Poderão se candidatar universitários que estejam regularmente matriculados na UFF e que não possuem bolsas oriundas de agências de fomento ou da UFF, exceto auxílios de natureza de assistência estudantil, entre outros critérios.

Já para pós-graduação, serão oito vagas em nível de doutorado ou pós-doutorado, sendo sete na área de Educação e uma em Serviço Social e/ou Psicologia. Também haverá cadastro de reserva. O valor será de R$2,8 mil por mês. As inscrições acontecem entre os dias 8 e 21 de fevereiro.

“Os bolsistas vão colaborar com as Equipes de Apoio Pedagógico das escolas e da SME, com o incremento do plano de trabalho dos ciclos, produzindo coletivamente um conjunto de estratégias. Esse trabalho será baseado nos princípios e objetivos do P.A.L.A.V.R.A., sempre fundamentado nos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Niterói. Eles vão sanar dúvidas, buscar engajamento dos alunos nas atividades desenvolvidas pelos professores”, esclarece a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.

P.A.L.A.V.R.A. – O objetivo do P.A.L.A.V.R.A é potencializar os processos de aprendizagem, visando superar as marcas causadas pela pandemia da Covid-19, e contará com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões. A iniciativa vai possibilitar que estudantes da UFF ganhem uma bolsa, paga pela Prefeitura, para atuar nas escolas da Rede Municipal, apoiando os professores. O programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

No cenário atual, pós-pandemia, o P.A.L.A.V.R.A. se insere para atender os mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Educação e amenizar os efeitos negativos da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes que, diante do ensino remoto e híbrido, enfrentaram dificuldades, considerando aspectos cognitivos, socioafetivos, físicos e culturais.

O programa visa fortalecer ainda mais a relação entre gestão pública e universidade, aprimorando estratégias pedagógicas para fortalecer a perspectiva discursiva da alfabetização, baseada na interação social e no desenvolvimento do pensamento crítico das crianças.

Serviço:

GRADUAÇÃO
Edital: https://www.editais.uff.br/sites/default/files/arquivos/Edital%2002_2024_Sele%C3%A7%C3%A3o%20de%20Bolsistas%20da%20Gradua%C3%A7%C3%A3o.pdf

Link de inscrição: https://forms.gle/eBYhv5V39MPt5HH48

PÓS-GRADUAÇÃO
Edital: https://www.editais.uff.br/sites/default/files/arquivos/EDITAL%2001_2024_Sele%C3%A7%C3%A3o%20de%20Bolsista%20de%20P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o%20Stricto%20Sensu.pdf

Link de inscrição: https://forms.gle/9sH7fKZoUAibzmBw6