A Secretaria e Fundação Municipal de Educação iniciaram os trabalhos para o ano letivo de 2024. Nesta quinta-feira (1º) os profissionais da Rede participaram de formações, com debates fundamentais para o desenvolvimento da Educação em Niterói.

Durante a manhã, foi feita uma transmissão ao vivo direcionada aos profissionais que atuam no Ensino Fundamental, com o tema “Infâncias e Adolescências”. Participaram Tereza Farias (MEC), Luciene Souza (SME) e Ronald Quintanilha (SME). Na abertura, o secretário e presidente municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, afirmou que o último ano foi marcado por diversos desafios, mas também por muitos avanços.

“Estamos entregando os uniformes nas escolas no início do ano letivo, ampliamos e compramos novos brinquedos para as crianças. Nestas férias, investimos na manutenção das unidades, com obras e melhorias, além disso, avançamos no processo de climatização nas escolas. Intensificamos o diálogo com os diretores e pedagogos, criando uma grande aliança pela alfabetização. Estamos realizando um novo concurso, ampliando nosso quadro, além de expandir a Rede com novas unidades. Temos muitas novidades, e tenho certeza que 2024 será um ano de ainda mais conquistas e avanços na Rede Municipal de Niterói”, destacou Bira Marques.

Em seguida, a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, em diálogo com a Subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire, afirmou que o objetivo da Educação Niterói é ser os bastidores de um espetáculo em que a comunidade escolar seja o protagonista da peça e que profissionais possam ser os atores principais

“O planejamento da Fundação Municipal de Educação vem se adiantando, de modo que o planejamento para 2025 também já começou a entrar no esquadro. Dessa forma teremos avanços significativos”, explicou Ana Schilke.

Já na parte da tarde foi a vez dos profissionais da Educação Infantil, com o debate sobre “Leitura e Escrita na Educação Infantil”. Estiveram presentes Andréa Serpa (UFF) e Roseane Murray. No início da noite foi feito um encontro presencial com os profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, sob o tema “Como planejar (e avaliar) o planejamento”, com Bruna Molisani (UERJ/FFP).