A Secretaria de Educação de Niterói promoveu no mês de janeiro uma série de encontros de formação e acolhimento voltados para os estagiários que atuam nas escolas municipais. A programação, desenvolvida em três etapas, contou de atividades remotas e presenciais.

Além dos cursos disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação e Cultura (MEC), os universitários puderam participar do Programa “Tô de Férias na Escola”, realizado em 30 unidades da rede. Nos encontros presenciais, que aconteceram nos auditórios da Fundação Municipal de Educação (FME) e no Auditório Darcy Ribeiro (Secretaria Municipal de Educação), foram abordados temas relacionados às Neurociências e Aprendizagens e a Alfabetização na perspectiva discursiva. Nesse segundo momento foi possível oportunizar aos estagiários do pedagógico conhecer e dialogar sobre a proposta de “Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”.

De acordo com a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, o objetivo da formação é aproximar os estagiários dos temas centrais dos Referenciais Curriculares de Niterói.

“Esses encontros possibilitam uma maior integração e desenvolvimento com a proposta pedagógica da rede, ao mesmo tempo que fomenta espaços de formação, trocas e vivências que irão qualificar ainda mais a relação universidade-escola”, afirma Ana Schilke.

A Coordenadora da Educação Especial Inclusiva da SME, Luciene Souza, destaca que a vivência na escola é fundamental para a formação e definição da trajetória dos futuros educadores.

“É uma oportunidade que eles têm de participar dos processos de planejamento, execução e reflexão das atividades. Para as escolas, essa troca de saberes é um frescor de motivação, engajamento, compartilhamento com a universidade”, afirma Luciene.

Os encontros de formação e acolhimento voltados para os estagiários foram promovidos pela Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional da SME. As atividades foram desenvolvidas em articulação com as equipes de Educação Especial, Mídias e Novas Tecnologias e a Coordenação de 3º e 4 º ciclos.