Alunos da UMEI Professora Áurea Trindade Pimentel de Menezes, localizada em Itaipu, participaram nesta sexta-feira (26), de uma visita mediada ao Espaço Cultural Correios de Niterói. A atividade marcou o encerramento da terceira edição do programa “Tô de Férias na Escola”, que começou no último dia 15.

Um misto de encanto e curiosidade tomou conta da garotada ao visitar as exposições “Metáforas: Mar, Ar, Terra”, “Labirinto de Cores e Formas” e “Formas Errantes”. Eles também tiveram a oportunidade de conversar com a artista plástica Carla Carvalhosa, em cartaz com “Ser Mulher: um Percurso de Papéis”.

“É uma oportunidade única que elas têm de acessar a cultura, dialogar com outras formas de linguagem e deixar uma mensagem através da arte. Gosto de compartilhar com as crianças que eu faço, os meus quadros e as esculturas são a partir de materiais que são descartados na natureza e que sujam a nossa cidade”, afirma Carla.

Gestora do Espaço Cultural dos Correios de Niterói, Denise Anne do Santos ressalta que a parceria com a SME/FME, vem despertando o interesse das criança em conhecer o local.

“O nosso equipamento é de fácil acesso, o que contribui para que um número cada vez maior de escolas venha nos visitar. É gratificante ver os alunos percorrendo as nossas exposições”, diz Denise.

O Programa “Tô de Férias na Escola” acontece durante o recesso escolar. Na edição deste ano, foi realizada em 30 unidades da rede municipal e contou com a presença de aproximadamente 2.300 crianças de 3 a 14 anos. A programação contou com atividades culturais, artísticas e recreativas como visitas ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), ao Parque das Águas e pontos turísticos e culturais do Rio de Janeiro. A garotada ainda se divertiu com esportes, passeios, trilhas, excursões, oficinas, peças de teatro e apresentações musicais. Também foram servidos café da manhã, lanche e almoço nas escolas.