Os estudantes da Escola Municipal Professor Bolívia de Lima Gaetho, localizada no Rio do Ouro, visitaram nesta quinta-feira (25) o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, em programação do Tô de Férias na Escola. No espaço, eles puderam ver a exposição “Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte”.

A mostra de arte contemporânea versa sobre os impactos que a poluição dos mares e o aquecimento global tem tido sobre a vida humana, na percepção dos artistas digitais envolvidos no projeto. O projeto destaca a produção nacional no cenário da arte contemporânea e reúne 27 artistas: Monica Rizzolli, Eduardo Kac, Carlos Vamoss, Rejane Cantoni, Hifa Cybe & Maurizio Mancioli, Fesq, Vitoria Cribb, Alexandre Rangel, Clelio de Paula, Giselle Beiguelman, Marlus Araujo, Gustavo Von Ha, Occulted, Anaisa Franco, Leandro Lima, Suzete Venturelli, Tânia Fraga, Biarritzzz, Adriano Franchini, Vini Naso, Katia Maciel, Simone Michelin, Lucas Bambozzi, Vita Evangelista, Andrei Thomaz, Tais Koshino e PV Dias.

A professora da unidade, Luciene de Carvalho, acompanhou a atividade e afirma que é muito importante oferecer às crianças outra visão de mundo, com acesso a outras realidades.

“Na semana passada, as crianças visitaram o Museu do Ingá, onde é possível ver o tipo de arte que era produzido durante o século XIX. No CCBB, os alunos puderam observar qual tipo de arte visual é produzido nos tempos de hoje, a relação que se tem com a representação e o corpo da mulher, por exemplo, ou o tipo de temática que é abordado pelos artistas atuais”, explicou.

O estudante Daniel Matias, de 12 anos, gostou muito do que viu no CCBB, e ainda disse que “gosta muito de ver arte relacionada à natureza e de ver essa parte de tecnologia, principalmente quando podemos interagir com as artes”, contou.