Fechando o ano letivo, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou o último Fórum de Diretores de 2023, na Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba. O evento reuniu gestores das 94 unidades que integram a rede municipal de ensino. O presidente da Fundação e secretário de Educação, Bira Marques, fez um balanço dos avanços conquistados no ano e apontou novas metas para o ano que vem.

“Neste ano avançamos na reorganização da Rede, com foco na infraestrutura e no pedagógico. Realizamos reformas e reparos importantes, assim como priorizamos a climatização das salas de aula, que será intensificada neste período de férias escolares. Além disso, lançamos projetos importantes para o desenvolvimento pedagógico e social dos nossos alunos, como o P.A.L.A.V.R.A. e política Uma Rede Inteira pela Alfabetização. Estamos construindo novas unidades e, em 2024, também teremos a chegada de novos profissionais. Seguindo neste caminho, tenho certeza que Niterói será referência em educação pública para o nosso país em pouco tempo”, destacou Bira.

Na oportunidade, foi anunciada a realização do concurso público da Educação de Niterói, que está com as inscrições abertas até o dia 23 de janeiro. São 193 vagas imediatas para professor, pedagogo, assistente social, entre outros. Os vencimentos iniciais vão de R$ 2.020,11 a R$ 3.532,58, com acréscimo de auxílio alimentação e transporte.

Entre as novidades para o ano de 2024, o presidente e secretário ainda destacou a continuidade do diálogo com os gestores.

“Esses encontros aproximam a nossa relação e nos fazem entender melhor as necessidades das escolas e as principais urgências. Quanto mais alinhados estivermos, mais a nossa Rede irá crescer. Por isso, vamos continuar com os fóruns e também teremos reuniões semanais”, explicou Bira.

Também foi anunciada a agilização dos processos de aquisição de uniformes e material escolar para o próximo ano letivo. Outro ponto citado foi a aquisição de novos ônibus escolares, feita neste ano, que permitiu aos alunos da Rede conhecer importantes espaços de Niterói. As visitas têm o objetivo de gerar nos estudantes uma sensação de pertencimento à cidade, e irão continuar em 2024 com um projeto especial.

No encontro, os profissionais presentes puderam expor suas opiniões e ideias, assim como sugerir propostas de melhorias para a Rede. Ao final do evento, houve um momento de confraternização pelo fim do ano letivo.