Escolha uma Página

A Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada em São Domingos, festejou os alunos premiados na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP Mirim, e no Concurso Canguru de Matemática. Nas competições realizadas este ano, os alunos obtiveram um excelente desempenho conquistando 28 medalhas, sendo 12 de bronze, 12 de prata e 4 de ouro na OBMEP e 6 na Canguru.

A OBMEP é um projeto voltado para as escolas públicas e privadas do Brasil, realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Imagem: Cheila Pacetti/ASCOM

A Olimpíada tem entre os objetivos promover o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica e possibilitar aos alunos o acesso a um material didático de qualidade. A OBMEP também busca incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Já o Concurso Canguru de Matemática também é realizado anualmente, e se destina aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. É a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em mais de 80 países. No Brasil, o ela é realizada desde 2009.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira Mara Lobo, os resultados obtidos são um incentivo para os alunos e professores.

“Desde a sua fundação, temos procurado valorizar o ensino de todas as disciplinas. O desempenho nas Olimpíadas Matemática, além de outras competições, prova que estamos no caminho certo”, acrescentou Mara.

A aluna Maria Luiza Louzada, 8 anos, estava muito feliz por ter conquistado uma medalha de ouro na OBMEP.

“Dessa vez me senti mais confiante. Vou melhorar e participar da próxima”, disse ela. Outra que comemorou bastante foi Pietra Freitas, de 9 anos: “Foi muito legal, consegui a minha primeira medalha. Ganhei uma de ouro na Canguru”.

E não para por aí, teve aluno premiado nas duas competições. “Ganhei duas de ouro, uma na OBMEP e outra na Canguru. Ano que vem vou participar outra vez”, completou Davi Torres, 9 anos.

Inaugurada em março de 2014, Escola Municipal Anísio Teixeira faz parte de um projeto piloto para a implantação do horário de tempo integral nas escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental. A unidade atende 176 alunos, do 1º ao 5º ano, e na edição de 2023 foram 150 inscritos nas Olimpíadas da OBMEP e na Canguru.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support