A Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada em São Domingos, festejou os alunos premiados na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP Mirim, e no Concurso Canguru de Matemática. Nas competições realizadas este ano, os alunos obtiveram um excelente desempenho conquistando 28 medalhas, sendo 12 de bronze, 12 de prata e 4 de ouro na OBMEP e 6 na Canguru.

A OBMEP é um projeto voltado para as escolas públicas e privadas do Brasil, realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Imagem: Cheila Pacetti/ASCOM

A Olimpíada tem entre os objetivos promover o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica e possibilitar aos alunos o acesso a um material didático de qualidade. A OBMEP também busca incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Já o Concurso Canguru de Matemática também é realizado anualmente, e se destina aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. É a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em mais de 80 países. No Brasil, o ela é realizada desde 2009.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira Mara Lobo, os resultados obtidos são um incentivo para os alunos e professores.

“Desde a sua fundação, temos procurado valorizar o ensino de todas as disciplinas. O desempenho nas Olimpíadas Matemática, além de outras competições, prova que estamos no caminho certo”, acrescentou Mara.

A aluna Maria Luiza Louzada, 8 anos, estava muito feliz por ter conquistado uma medalha de ouro na OBMEP.

“Dessa vez me senti mais confiante. Vou melhorar e participar da próxima”, disse ela. Outra que comemorou bastante foi Pietra Freitas, de 9 anos: “Foi muito legal, consegui a minha primeira medalha. Ganhei uma de ouro na Canguru”.

E não para por aí, teve aluno premiado nas duas competições. “Ganhei duas de ouro, uma na OBMEP e outra na Canguru. Ano que vem vou participar outra vez”, completou Davi Torres, 9 anos.

Inaugurada em março de 2014, Escola Municipal Anísio Teixeira faz parte de um projeto piloto para a implantação do horário de tempo integral nas escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental. A unidade atende 176 alunos, do 1º ao 5º ano, e na edição de 2023 foram 150 inscritos nas Olimpíadas da OBMEP e na Canguru.