Alunos das escolas municipais participaram na manhã desta quinta-feira (30), no Solar do Jambeiro, do Desafio Maker, um desdobramento do Projeto Robótica Educacional realizado desde 2015. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), através pela Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional, faz parte da programação da Semana de Educação de Niterói.

Foram apresentados trabalhos da cultura maker, do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (FabLab e Realidade Virtual) e de Robótica Educacional (Asimuff e Pet-Mec), desenvolvidos pelo Departamento de Mídias e Novas Tecnologias da SME. Os alunos também conheceram o Solar do Jambeiro, através de uma visita guiada, e o Museu de Arte Popular Janete Costa, onde puderam participar de oficinas e conferir a exposição dos Projetos Educacionais Instituintes de 2023.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) e Secretário de Educação, Bira Marques, destacou que a utilização de metodologias ativas contribui para que o aluno seja o protagonista no processo de aprendizagem.

“A cultura maker proporciona o trabalho criativo, colaborativo, em equipe, que demanda estudo e pesquisa. Essa autonomia é fundamental para o cidadão desse novo tempo”, afirmou Bira.

A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Shilke, elogiou a mobilização da comunidade escolar em torno do Desafio Maker.

“Os alunos foram provocados pelos professores a pensar diferente e o resultado foi a qualidade dos trabalhos apresentados. É muito bom ver as soluções criativas que eles propõem para os problemas do cotidiano”, disse Ana.

A cultura maker tem a origem no lema “Do it yourself”, que na Língua Portuguesa significa “Faça você mesmo”. O objetivo é estimular a autonomia e a criatividade, fazendo com que as pessoas criem soluções para as necessidades diárias. Embora pareça uma novidade, o movimento surgiu na década de 60 com o movimento punk.